Governo de Roraima sanciona lei que inclui profissionais da Educação do Campo no PCCR dos professores

Roraima

19.01.2023

Uma demanda antiga de profissionais da Educação do Campo foi atendida pelo Governo de Roraima. Na terça-feira, 16, o governador Antonio Denarium sancionou a lei que altera o Plano de Cargos Carreiras e Remunerações, possibilitando o ingresso destes professores na carreira docente.

Agora os professores formados no curso de Licenciatura em Educação no Campo pela UFRR (Universidade Federal de Roraima) poderão participar no futuro, de concursos públicos específicos e ingressarem no quadro efetivo da rede estadual de ensino para atuação nas escolas da zona rural.

“Ganha a educação pública de Roraima com profissionais que vão ampliar o atendimento aos nossos estudantes. A lei vai atender centenas de professores da Educação no Campo, que terão condições justas e equiparadas com os demais profissionais da educação Estado”, destacou o governador Antonio Denarium.

A assinatura do documento ocorreu no salão nobre da Reitoria da UFRR com a presença do governador Antonio Denarium, do reitor da instituição, José Geraldo Ticianeli, do vice-reitor, Silvestre Lopes, do secretário de Educação de Roraima, Nonato Mesquita, o vice-presidente da ALE-RR (Assembleia Legislativa de Roraima), Marcelo Cabral, além de professores e graduados.

PIONEIRO

“Roraima é o primeiro Estado da Federação a incluir na sua carreira do Magistério o curso de Licenciatura de Educação do Campo, o que é muito importante, não só para o curso, mas para os egressos e para a sociedade roraimense”, destacou o reitor da UFRR, Geraldo Ticianeli.

O projeto de lei para alteração do PCRR foi de autoria do ex-deputado estadual Evangelista Siqueira.

EDUCAÇÃO NO CAMPO

A Educação no Campo é uma modalidade da educação que ocorre em espaços rurais ou ainda em espaços de floresta, de agropecuária, assentamentos, populações ribeirinhas e indígenas.

Nesta modalidade, que é amparada pela Lei n° 9394/96 (Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional), são consideradas as diversidades, costumes, saberes populares e cultura contidas nesses espaços rurais, os quais são também inseridos no currículo escolar.

“É um grande avanço para Roraima a alteração do artigo 18 da Lei 892/13. A partir disso, os professores poderão participar de concursos específicos e assim, contribuir efetivamente para a formação dos nossos estudantes localizados nas áreas rurais”, destacou Nonato Mesquita, secretário de Educação e Desporto.

Jornalista: Mágida Azulay Khatab

Foto: Secom-RR