Governo de Santa Catarina apresenta resultados da Avaliação do 2º Ano do Ensino Fundamental

Santa Catarina

23.05.2024

O Governo do Estado de Santa Catarina, por meio da Secretaria de Estado da Educação (SED), apresentou os resultados da avaliação do 2º Ano do Ensino Fundamental da rede pública estadual e municipal dos 295 municípios catarinenses, a Alfabetiza SC. Os dados foram divulgados em um seminário, na cidade de Lages, nesta terça-feira, 21. No total, 89.279 estudantes realizaram as provas de Língua Portuguesa e Matemática.

“Santa Catarina tem uma boa avaliação. Penso que a Alfabetiza SC é fundamental para melhorarmos a qualidade da educação catarinense. Porque se os estudantes, na primeira infância, nos anos iniciais, tiverem realmente adquirido todas as competências básicas, tudo facilita. Penso que estamos no caminho certo, um evento extraordinário aqui hoje em Lages”, afirmou o secretário de Estado da Educação, Aristides Cimadon.

A avaliação foi realizada pela SED em parceria com a União Nacional dos Dirigentes Municipais de Educação (Undime/SC). O trabalho em conjunto foi um dos destaques da programação, sendo tema do painel “A importância do uso dos resultados da avaliação para o fortalecimento do regime de colaboração entre os entes federados”.

O painel foi apresentado pela diretora da Fundação CAEd, professora Lina Kátia Mesquita, e pelo presidente da Associação Brasileira de Avaliação Educacional (Abave) e professor colaborador da CAEd, Joaquim Neto.

“Como nosso governador Jorginho Mello sempre enfatiza, independente da rede pública estadual ou municipal, são estudantes de Santa Catarina. E esse resultado é o resultado de um regime de colaboração com os 295 municípios. A avaliação foi feita em regime de colaboração e, pela primeira vez, Santa Catarina terá uma política de alfabetização estadual, também construída em conjunto com os municípios. Como podemos perceber, Santa Catarina já é referência no índice de analfabetismo e com certeza será referência na avaliação do 2º ano. Nosso objetivo é, cada vez mais, junto aos municípios, poder pensar e planejar uma educação pública de qualidade para o nosso estado”, disse a secretária adjunta de Estado da Educação, Patrícia Lueders.

O seminário contou ainda com uma palestra sobre os resultados da avaliação da alfabetização em Santa Catarina, ministrada pela professora da Faculdade de Educação da Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF) Hilda Linhares. Também foi apresentada a Plataforma de Avaliação e Monitoramento da Alfabetiza SC, pela professora Lina Kátia Mesquita.

Aproximadamente 300 pessoas participaram do evento. Entre elas, representantes da Secretaria de Estado da Fazenda, do Ministério Público de Santa Catarina, do Tribunal de Contas do Estado, da Assembleia Legislativa de Santa Catarina, da Federação Catarinense de Municípios, do Conselho Nacional de Política Fazendária e do Conselho Estadual de Educação.

Professores e estudantes da Rede Estadual de Ensino também marcaram presença no seminário, com ampliações de repertório cultural.

A Alfabetiza SC faz parte do Compromisso Nacional Criança Alfabetizada, ao qual Santa Catarina aderiu. Além da avaliação, o Estado está construindo a Política de Alfabetização do Território Catarinense, também em parceria com a Undime e outras instituições.

 

Menor taxa de analfabetismo do Brasil

De acordo com os dados do Censo de 2022, divulgado pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), Santa Catarina tem a menor taxa de analfabetismo do país entre pessoas de 15 anos ou mais: apenas 2,67% não sabem ler ou escrever. Comparada ao Censo 2010, a taxa de analfabetismo no estado sofreu queda de 1,7 ponto percentual.

Pensando em melhorar ainda mais esses resultados, o Governo de Santa Catarina tem investido continuamente em políticas públicas voltadas para a educação básica e a erradicação do analfabetismo. Uma delas é justamente a Política de Alfabetização do Território Catarinense, que deve ser implementada em todas as redes de ensino do estado.

Além disso, o Estado tem a oferta contínua de turmas de alfabetização dentro dos 40 Centros de Jovens e Adultos (CEJAs) e de 52 unidades prisionais. Dessa forma, Santa Catarina busca proporcionar recursos e apoio tanto para crianças quanto para adultos que não tiveram a oportunidade de se alfabetizar anteriormente.