Governo de Sergipe abre processo seletivopara cargos de Diretor de Educação de Aracaju e Diretor Regional de Educação

Sergipe

01.04.2019

De forma inédita, o Governo de Sergipe, por intermédio da Secretaria de Estado da Educação, do Esporte e da Cultura (Seduc), vai selecionar de forma técnica e criteriosa professores da Rede Estadual de Ensino para o cargo de Diretor das nove Diretorias Regionais de Educação (DREs) e da Diretoria de Educação de Aracaju (DEA).

Tornado público nesta quarta-feira, 27, o Edital nº 010/2019/SEDUC traz os detalhes desse processo seletivo, o qual foi estruturado pelo governo estadual em parceria com a Fundação Lemann e baseia-se em experiências nacionais e internacionais de pré-seleção das pessoas mais aptas a ocupar esse cargo de gestão estratégica da Seduc, o qual é de livre nomeação pelo governador do Estado.

As inscrições para o certame estarão abertas a partir das 17 horas desta quarta (27) e devem ser feitas, exclusivamente, no endereço eletrônico da Seduc – Portal da Educação – até às 17h do dia 8 de abril.

Estão aptos a participar desse processo seletivo somente os integrantes do quadro permanente do magistério público estadual de Sergipe graduados em quaisquer das licenciaturas que compõem a Educação Básica, desde que tenham cumprido o estágio probatório até o dia da inscrição; não tenham sofrido qualquer sanção por meio de processo administrativo disciplinar nos últimos cinco anos; não estejam respondendo a processos administrativos disciplinares; e não tenham pendências quanto à prestação de contas dos cargos de gestão já exercidos.

Com esse processo seletivo realizado pela Seduc, explica o governador do Estado, Belivaldo Chagas, Sergipe dá um passo significativo na profissionalização da gestão pública, ao selecionar, de forma transparente e com rigor técnico, os profissionais mais aptos a exercerem cargo de liderança na administração, como o é o de Diretor de Educação.

“Elegemos a Educação como prioridade da nossa gestão e, mais ainda, como política de Estado. Nesse sentido, estamos avançando na construção de um modelo de gestão educacional cada vez mais qualificado e profissional, que não vise a atender aos interesses do governante atual e sim à melhoria dos serviços públicos entregues à população sergipana, os quais devem atender às demandas e aos anseios da nossa sociedade”, destaca o governador Belivaldo Chagas, que já pôs em prática diversas propostas de seu Plano de Governo para a Educação.

O secretário de Estado da Educação, do Esporte e da Cultura, professor Josué Modesto dos Passos Subrinho, destaca que o profissional de Educação Básica da Rede Estadual inscrito no processo será avaliado em duas fases. Na primeira delas, explica, a banca examinadora do processo seletivo analisará os currículos dos candidatos, os quais, se aprovados, terão que, na segunda fase do processo, apresentar, também para análise dessa banca, os Planos de Gestão e de Avaliação exigidos no ato de inscrição.

“Para seleção dos profissionais serão considerados não apenas suas formações acadêmicas, mas também suas experiências de gestão. Esperamos com essa iniciativa gerar um pacto positivo de curto, médio e longo prazo no processo de gerenciamento da rede pública de escolas estaduais”, ressalta Josué Modesto.

Mais detalhes

Durante o período de inscrição, que vai até às 17h do dia 8 de abril, de acordo com o diretor do Departamento de Recursos Humanos da Seduc, Jorge Costa Cruz, o candidato deverá preencher o formulário online conforme as normativas que regem o processo seletivo e transmitir, por e-mail (ps.duvidas.diretoreducacao@seduc.se.gov.br), toda a documentação comprobatória das informações lançadas na plataforma de inscrição, “como títulos, diplomas, portarias, certificados, declarações”, exemplifica o diretor do DRH, ao salientar que essa documentação poderá ser entregue, também, no Complexo Administro e Pedagógico da Seduc.

“Como inovação, além de avaliar a formação acadêmica e a experiência profissional do candidato, incluímos no edital a obrigatoriedade de o candidato produzir um Plano de Gestão, conforme as especificações e modelo guia descritos no edital de abertura dessa seleção, o qual será avaliado na terceira etapa do process”, afirma Jorge Costa Cruz, ao tratar das etapas de seleção do Processo Seletivo, que conta também com prova online, estudo de caso, entrevista e banca examinadora.

O diretor de Recursos Humanos destaca ainda que, inicialmente, será considerada a primeira opção de cada candidato e, caso em alguma Diretoria de Educação não seja alcançado o número de seis candidatos classificados, serão selecionados candidatos que indicaram esta Diretoria como segunda opção, obedecendo à ordem de classificação da listagem geral. 

Classificados neste processo seletivo, os professores da Rede Estadual de Ensino estarão aptos a atuar no cargo de Diretor de Educação de Aracaju e Diretor Regional de Educação, cujo provimento é de livre nomeação e exoneração pelo Governador do Estado do Sergipe.