Governo de Sergipe e Fundação Telefônica Vivo discutem ampliação do projeto Aula Digital

Sergipe

25.01.2018

Presente em 321 escolas públicas sergipanas como resultado de uma parceria firmada pelo Governo de Sergipe, por meio da Secretaria de Estado da Educação, com a Fundação Telefônica Vivo (FTV), o Projeto Aula Digital será ampliado este ano. Para ajustar os detalhes da expansão deste Projeto nas redes estadual e municipais de Ensino, o secretário de Estado da Educação, Jorge Carvalho, reuniu-se na tarde desta quarta-feira, 24, com o coordenador do Projeto Aula Digital no Brasil, Rubem Saldanha. Participaram também do encontro a diretora de Educação da Seed, professora Gabriela Zelice, e Cláudia Stippe, diretora do Instituto Paramitas, instituição parceira da FTV na execução das formações continuadas ofertadas pelo projeto a educadores e gestores escolares.

Durante a reunião, realizada no Complexo Administrativo e Pedagógico da Seed, em Aracaju, o representante da FTV, Paulo Saldanha, expos ao secretário Jorge Carvalho um balanço das principais ações executadas em 2017 junto às escolas estaduais e às 25 redes municipais de Ensino que aderiram ao Projeto em 2017 e apresentou, além das metas de ampliação do Projeto para este ano, a maleta portátil que cada uma das escolas já beneficiadas pelo Aula Digital irá receber a partir do próximo mês de fevereiro.

Rubem Saldanha explicou no encontro que cada maleta é composta por 34 tablets mais laptop, projetor e modem para uso de alunos e professores em atividades desenvolvidas em ambiente virtual de aprendizagem. "Serão entregues às escolas públicas sergipanas já conveniadas a este projeto quase 11 mil tablets", destacou o coordenador do Aula Digital no Brasil. Ele afirmou, na reunião de alinhamento do Governo de Sergipe com a Fundação Telefônica Vivo, que este ano o Projeto será expandido e aumentará significativamente o número de alunos e educadores beneficiados. Atualmente, mais de 18,5 mil alunos e 775 educadores sergipanos estão sendo beneficiados pelas ações do Projeto, que oferece equipamentos tecnológicos, conteúdos pedagógicos digitais, ações de acompanhamento na escola e formação continuada para professores.

Segundo o secretário Jorge Carvalho, a parceria entre o governo estadual e a Fundação Telefônica Vivo para levar o Projeto Aula Digital aos estudantes e professores sergipanos tem sido bastante satisfatória para as escolas públicas sergipanas. "É um projeto que já se consolidou em Sergipe e que será mantido como política de Estado. Este ano iremos ampliar o número de escolas participantes e consequentemente o número de alunos e educadores beneficiados com a inovação educativa proposta pelo Aula Digital", destacou.

Ampliação

De acordo com a diretora do Departamento de Educação da Seed, Gabriela Zelice, com a ampliação do Aula Digital em Sergipe, iniciada este ano, todas as escolas estaduais que ofertam os anos iniciais do ensino fundamental (1º ao 3º ano) estarão contempladas com as ações deste Projeto. "Além disso, ampliaremos também o número de escolas públicas municipais atendidas por esta iniciativa", reforçou Zelice.

"Essa parceria do Governo de Sergipe com a Telefônica Vivo demonstra a visão e o compromisso da Seed de formar o aluno em sua integralidade, trabalhando com os discentes competências e habilidades socioemocionais para além da aprendizagem tradicional. É mais uma complementação do currículo para oferecer oportunidade de educação integral", completou a diretora do Departamento de Educação, ao salientar que a parceria entre a Secretaria de Estado da Educação e as secretarias municipais de Educação, para implementação desse projeto, tem sido intermediada pela Cogedam/Seed (Coordenadoria de Gestão Democrática e Articulação com os Municípios).

Aula Digital

O projeto é uma iniciativa global da FTV e da Fundación Bancaria "La Caixa" presente em 28 países e que visa incorporar a inovação nas escolas por meio da tecnologia e de novas metodologias de ensino e aprendizagem. De acordo com a diretora do Departamento de Educação da Seed, professora Gabriela Zelice, o projeto Aula Digital se alinha à Política Estadual de Educação e traz para os alunos do ensino fundamental, foco desta iniciativa, senso de colaboração e pensamento crítico.

Em 2017, o projeto atingiu 321 escolas, 30 municípios, 775 professores e 18.546 alunos. Além do Brasil, outros países da América Latina e também da África e Ásia integram o Aula Digital.

"Escolhemos atuar aqui por ser um estado que precisa, por apresentar baixos indicadores educacionais e, mais importante, por ter uma secretaria estadual de Educação que tem vontade de fazer e nos propôs uma articulação com os municípios a partir da realização do seminário ‘Políticas Educacionais do Estado de Sergipe em Regime de Colaboração com os Municípios´", afirmou Saldanha, durante uma reunião de sensibilização realizada para gestores escolares.

Além da disponibilização de equipamentos e da formação pedagógica que éofertada aos gestores e professores das escolas participantes, o projeto Aula Digital contempla ainda a oferta de conteúdos pedagógicos digitais, por meio de conteúdos num ambiente virtual de aprendizagem colaborativo e intuitivo para docentes e estudantes com conteúdos de Língua Portuguesa, Matemática, Ciências, Tecnologia e Cidadania, disciplinas foco do projeto.

O projeto prevê também visitas regulares de formadores às escolas para acompanhamento do processo de aprendizagem, além de suporte online. Com uma formação híbrida, o Aula Digital busca facilitar e personalizar o aprendizado de estudantes para que descubram novas formas de construção de conhecimento aprimorando suas habilidades e competências, em acordo com as ações e propostas da Política Estadual de Educação.