Governo do Amapá adquire mais de 369 mil livros didáticos para alfabetização de estudantes estaduais e municipais

Amapá

24.11.2023

Em preparação para o ano letivo de 2024, o Governo do Estado adquiriu 369 mil livros para entregar às escolas estaduais e municipais do Amapá. Os materiais didáticos irão beneficiar cerca de 50 mil alunos da educação infantil e fundamental, com conteúdos voltados para a alfabetização. Ao todo, o Governo do Estado investiu mais de R$ 6,3 milhões na compra das obras, com recursos próprios.

Os livros fazem parte do programa Criança Alfabetizada, que acontece em cooperação com os 16 municípios do Amapá. O Governo do Estado adquire o material e entrega às prefeituras que solicitaram, alcançando todas as escolas públicas.

O material é completamente desenvolvido por professores amapaenses, e possui conteúdos que refletem a cultura e vivência tucuju, com questões sobre artistas, monumentos e expressões regionais.

Os materiais são entregues ao Núcleo do Programa do Livro Didático, localizado no bairro Beirol, em Macapá, onde é contabilizado e distribuído para as escolas, assim como acontece com as apostilas do Programa Nacional do Livro e do Material Didático (PNLD).

Diferente de outros livros didáticos, os estudantes não precisam devolver o material de volta à escola, no final do período letivo.

Cada estudante recebe um kit com quatro livros, um para cada bimestre do ano. Mais de 5 mil professores também receberão livros didáticos, com instruções de como usar o material em sala de aula e técnicas inovadoras de alfabetização. A iniciativa ainda conta com 27 mil livros de atividades, para testar o conhecimento dos estudantes.

Os livros começarão a ser entregues às escolas ainda em novembro, para utilização já no início das aulas em 2024. 

Criança Alfabetizada

O programa é a principal estratégia do Governo do Amapá para incentivar e promover a alfabetização na idade certa. Além de materiais didáticos regionalizados, o Criança Alfabetizada abrange capacitações para professores e avaliações diagnósticas.