Governo do Amapá entrega nova Escola de Gestão Compartilhada Militar no Igarapé da Fortaleza

Amapá

29.03.2022

O Governo do Amapá entregou, nesta segunda-feira, 28, a nova Escola Estadual de Gestão Compartilhada Igarapé Fortaleza, que foi ampliada e revitalizada, para a comunidade Igarapé da Fortaleza, em Santana. O investimento é de R$1,5 milhão, proveniente do tesouro estadual.

A unida escolar, que é administrada desde 2020 pela Polícia Militar do Amapá (PM/AP) e pela Secretaria de Estado da Educação, possui 90 servidores civis e 22 militares no quadro de funcionários da instituição, tende 527 estudantes do Ensino Fundamental anos finais e 308 estudantes do Ensino Médio.

O início das aulas no novo modelo de ensino culminou com o começo da pandemia, portanto os estudantes da escola militar tiveram apenas aulas remotas nesse período. Agora, com os espaços totalmente revitalizados, os estudantes vão desfrutar de um novo ambiente.

Para João Tenório Cardoso, de 57 anos, servente da escola desde a sua inauguração, em 2001, o retorno presencial com a entrega do novo espaço é algo esperado há muito tempo pela comunidade escolar.

“Ter um novo ambiente escolar, com a administração da Polícia Militar é uma grande conquista para a nossa comunidade. Falo como morador e funcionário que nunca estivemos tão felizes por conta das entregas que recebemos nessa manhã”, disse João.

Revitalização

A unidade recebeu os seguintes serviços: nova iluminação, acessibilidade, pisos tátil e paisagismo. Foram feitas trocas de portas, janelas, aplicação de vidros temperados, pintura, rede hidráulica, elétrica, esgoto e outras ações.

Também houve a reforma de toda estrutura da piscina olímpica, com um novo revestimento, cobertura com tela e alambrado em seus arredores, pintura e sinalização aquática adequada para piscinas, além das intervenções na quadra poliesportiva, como recuperação do piso, alambrados, iluminação e pintura e sinalização esportivas no piso.

Neste retorno para o ensino presencial, todos receberam equipamentos de proteção individual, onde foram investidos aproximadamente R$ 25 mil. O kit tem máscara adulta ou infantil, squeeze, álcool gel 60ml, protetor facial e 1 Litro de álcool líquido.

Para o gestor da escola, capitão Saulo Barros, o novo espaço fortalece a mudança no ambiente escolar.

"Os relatos que ouvimos de nossos servidores e membros da comunidade são muito positivos. Buscamos fortalecer o respeito dos nossos estudantes com o ser-humano e agora com o ensino presencial e um espaço totalmente revitalizado, temos a certeza de que nosso trabalho será ainda mais reconhecido", disse o capitão.

A secretária de Estado da Educação, Goreth Sousa, conversou com estudantes e equipe escolar, ressaltando a importância da entrega e da parceria entre a Seed e a PM.

“Temos a certeza de que a Polícia Militar do Amapá só veio para nos ajudar, seja na gestão da escola, seja na segurança do ambiente. Recebemos a missão em 2016 da implantação da Gestão Compartilhada, e agora entregamos mais um ambiente estruturado para o desenvolvimento desse trabalho”, destacou a secretária.

Por: Fernando Carneiro Pereira