Governo do Amapá inicia a construção do novo prédio da Escola Estadual José Ribamar Teixeira, em Porto Grande

Amapá

23.09.2021

O Governo do Amapá iniciou nesta terça-feira, 21, a construção do novo prédio da Escola Estadual José Ribamar Teixeira - a primeira instituição de ensino da cidade de Porto Grande - com a assinatura da ordem de serviço da obra. O objetivo é oferecer uma estrutura moderna, com espaço amplo e climatizado, oferecendo maior conforto e segurança para os 400 estudantes e comunidade escolar. 

A estrutura atual será demolida e, em seu lugar, será construída uma edificação em uma área de 1.561,68 m² que será dividida em três blocos: no primeiro, funcionará o apoio técnico-pedagógico com secretaria, arquivo, coordenação pedagógica, diretoria, sala dos professores, atendimento educacional especializado, laboratório de informática, sala de múltiplo uso, biblioteca com sala de leitura, acervo, almoxarifado e banheiros.

O segundo bloco terá 8 salas de aulas - cada uma com capacidade para 32 alunos. O último será ocupado pelo refeitório que possuirá uma área aberta com capacidade para 192 estudantes.

De acordo com o secretário de Estado da Infraestrutura (Seinf), Alcir Matos, o novo prédio terá acessibilidade em sua estrutura para que possa atender toda a comunidade.

Além disso, a escola possui o conceito de obras pré-fabricadas o que proporciona maior agilidade na execução das edificações e minimiza o tempo de entrega.

“Vamos construir uma estrutura totalmente nova. Para isso, iremos utilizar estrutura metálica em perfis pré-fabricados para pilares e vigas, que serão calculados posteriormente no projeto de superestruturas, o que trará mais celeridade na execução e minimização de possíveis manutenções futuras", reforça o gestor.

O prefeito de Porto Grande, José Maria Bessa, destacou que a obra é um grande ganho para a população, uma vez que a escola foi uma das primeiras instituições de ensino do município.

“Essa escola faz parte da história do nosso município e é querida por todos. Estamos muito felizes com mais esse avanço que o governo trouxe para Porto Grande”, reforçou Bessa.
     
Avanços educacionais

A secretária de Educação, Goreth Sousa, reforçou o compromisso do governo com o setor educacional em todos os municípios, através da expansão dos programas prioritários como o Criança Alfabetizada e o Travessia.

Ela também citou as 25 escolas estaduais do Novo Saber, além de reformas e adaptações de prédios.

“Em Porto Grande, já temos uma escola do Novo Saber com ótimos resultados e um trabalho pedagógico de excelência. Já temos este tipo de escola em 11 dos 16 municípios e, em breve, teremos escolas de tempo integral em todas as cidades”, finaliza a gestora.

Os investimentos para reforma e aparelhamento da escola são do tesouro estadual e estão orçados em R$6 milhões de reais.

A entrega está prevista para setembro de 2022.Durante a construção, os alunos estudam em um prédio anexo.