Governo do Amapá inicia entrega kits escolares para estudantes de ensino médio da Educação de Jovens e Adultos

AP

07.10.2021

Por: Fernando Carneiro Pereira

O Governo do Amapá iniciou a distribuição de 6 mil kits escolares para os estudantes de ensino médio Educação de Jovens e Adultos (EJA) de 58 escolas estaduais e municipais nos 16 municípios.

A entrega começou na última terça-feira, com a distribuição de 300 kits para alunos das escolas estaduais Rivanda Nazaré da S. Guimarães e Maria Neusa do Carmo, na zona norte da capital.

O projeto tem como foco o acesso, a inclusão e a permanência do aluno nos estudos, garantindo a aprendizagem e a conclusão da EJA. O objetivo é alcançar 6 mil alunos deste nível de ensino de escolas estaduais e municipais.

Os kits são compostos canetas esferográficas, um grafite com ponteiras, um lápis e uma régua. A distribuição ocorreu com o apoio da Secretaria de Estado da Educação (Seed).

Ao todo, foram adquiridos 15.329 kits por meio dos recursos do Ministério da Educação que ultrapassam R$ 787 mil.

Esse é o segundo ano consecutivo que o Governo do Estado realiza a entrega de materiais escolares. Em 2020, aproximadamente 5.500 alunos da EJA médio já haviam recebido os kits.

Incentivo

Paulo Sérgio da Silva, 53 anos, é estudante da 1ª série do ensino médio da escola Maria Neusa do Carmo e afirma que a entrega do kit é um sinal de economia.

“Esse kit chega em um momento muito bom. Em casa somos cinco pessoas e isso já evita que a gente tenha que tirar do pão das crianças para comprar material. Além de me incentivar a seguir nos estudos e atingir meu objetivo depois de 30 anos, que é finalizar o ensino médio e ir para a faculdade”, disse Paulo.

Maria Cleide Barbosa é estudante da 3ª série do ensino médio da escola Rivanda Nazaré da S. Guimarães e conta que receber mais uma vez o kit reforça a vontade de seguir nos estudos.

“Receber esse material é um ótimo incentivo. Poder concluir o ensino médio depois de 38 anos tem valido a pena, ainda mais quando sabemos que estão preocupados conosco, com a escola oferecendo o necessário para não pararmos de estudar”, afirmou a estudante.

Segundo a coordenadora de Ensino Especial (Ceesp), Helizangela Lima, a entrega garante que outros familiares também tenham materiais escolares, devido a economia feita pelos estudantes. “Essa iniciativa contempla tanto a rede estadual quanto a rede municipal de ensino para estudantes da EJA. Sabemos que a maioria deles são pais e tem filhos que ainda estudam. Com essa entrega eles garantem a compra do material escolar de outro familiar e continuam dentro da escola”, completou a coordenadora.