Governo do Amapá já distribuiu mais de 5 mil livros didáticos para escolas rurais de Macapá e Santana

Amapá

23.11.2023

O Governo do Amapá segue com a distribuição de livros didáticos a 167 escolas rurais de Macapá e Santana. Desde 16 de novembro, mais de 5,4 mil dos 83 mil exemplares já foram entregues para serem utilizados no ano letivo de 2024. Entre as instituições já atendidas, estão as escolas estaduais Sílvio Camilo, Jacinta Maria Rodrigues de Carvalho, José do Patrocínio e Professora Maria Rocha da Costa, no bairro da Fazendinha, Zona Sul de Macapá. 

A diretora adjunta da Escola Estadual Maria Angélica, Adriana Vasconcelos, reconhece a qualidade dos livros e reforçou que as obras vão auxiliar os professores nas aulas e potencializar o aprendizado dos alunos. 

"Vai ser uma ferramenta muito importante no desenvolvimento da aprendizagem do aluno e como suporte também de apoio ao trabalho do professor. Com certeza vamos aproveitar e usá-los com muita sabedoria", enfatizou Adriana. 

As obras foram adquiridas através do Programa Nacional do Livro e do Material Didático (PNLD) e consistem em livros didáticos e literários, com conteúdos que atendem desde a educação infantil até o ensino médio. Entre os materiais, estão inclusos livros em braile para o ensino especial. 

A entrega é organizada pela Secretaria de Estado da Educação (Seed) e cada exemplar foi escolhido pelas instituições, de acordo com as necessidades de cada turma. A estimativa é que até meados de janeiro de 2024 todas as escolas tenham recebido seus exemplares. 

A gerente do Núcleo do Programa do Livro Didático da Seed, Andréia de Nazaré, detalhou que a Seed é responsável pela entrega dos livros das escolas da zona rural de Macapá, Santana e área indigena. Já para os outros 14 municípios, a distribuição fica a cargo dos Correios. 

"O PNLD é fundamental para o incentivo da aprendizagem dos nossos alunos. O livro tem grande importância, pois é a principal ferramenta que nós temos para incentivar os nossos alunos da zona rural a desenvolverem um ensino de qualidade, principalmente", pontuou Andreia. 

Além dos livros do PNLD, as escolas de ensino fundamental I também recebem obras do Programa Criança Alfabetizada (PCA), que são escritas e produzidas por profissionais do Amapá.

Programa Nacional do Livro e do Material Didático

O Ministério da Educação coordena anualmente o programa, fornecendo às redes estaduais os livros didáticos essenciais para garantir a continuidade das aulas em todas as escolas públicas do país. No Amapá, o Governo Estadual é encarregado de avaliar as necessidades de cada unidade, realizar a seleção dos materiais e organizar o transporte para as escolas rurais de Macapá e Santana.