Governo do Ceará entrega tablets aos alunos do Ensino Médio da rede estadual

Ceará

27.05.2021

Os dispositivos repassados aos alunos da 1ª série foram adquiridos para uso educacional e fazem parte de uma política pública permanente

Cento e cinquenta mil estudantes que cursam o Ensino Médio na rede pública estadual serão beneficiados com tablets que começaram a ser entregues pelo governador do Ceará, Camilo Santana, na manhã desta quinta-feira (27), com transmissão por meio das redes sociais. Ao lado do governador estavam a secretária da Educação, Eliana Estrela, a secretária executiva de Gestão da Rede Escolar, Oderlânia Leite, e a estudante Gerlania Camilo do Nascimento, da Escola de Ensino Médio em Tempo Integral Senador Osires Pontes.

A entrega simbólica aos estudantes da 1ª série do Ensino Médio estadual foi acompanhada virtualmente pela comunidade escolar, Superintendências das Escolas Estaduais de Fortaleza (Sefor) e Coordenadorias Regionais de Desenvolvimento da Educação (Credes). “Todos os alunos do 1° ano do Ensino Médio receberão tablets. Isso vai virar uma política permanente. O aluno que sai do 9° ano do ensino fundamental e entra no 1° do ensino médio já recebe o seu tablet, o seu chip, e vai passar os três anos com esse equipamento para auxiliar no aprendizado dele”, afirmou Camilo Santana, que aproveitou para se solidarizar aos familiares das 20 mil vítimas da Covid-19 no Ceará.

A aquisição dos dispositivos foi feita para uso educacional e os tablets devem ser entregues às escolas nas próximas semanas para facilitar o acesso dos alunos às atividades remotas desenvolvidas pelas escolas e aos conteúdos on-line e plataformas virtuais disponibilizados pela Secretaria da Educação do Ceará (Seduc).

Essa iniciativa faz parte do programa Ceará Educa Mais: Conectividade. Uma política pública implementada pelo Governo do Ceará com o objetivo de garantir condições de acesso e ampliar as possibilidades de aprendizagem por meio de ferramentas e práticas digitais, para que o estudante consiga organizar e aprimorar seus estudos, interagindo com professores e colegas de forma dinâmica e criativa, principalmente no contexto de distanciamento social na pandemia do coronavírus.

O chefe do Executivo destacou outras ações desenvolvidas para minimizar os efeitos da pandemia na vida dos estudantes. Camilo Santana citou que foi feito um investimento de quase R$ 6 milhões para equipar todas as escolas e Centro Cearenses de idiomas (CEI) com kits de gravação para viabilizar a produção e transmissão das aulas remotas. O gestor também ressaltou que o Governo do Estado entregou kits alimentação para apoiar as famílias dos estudantes e entregou chips de internet para oferecer conectividade aos alunos das escolas e universidades públicas estaduais.


Larissa Falcão - Ascom Casa Civil - Texto
Carlos Gibaja - Fotos