Governo do Ceará firma parceria com Embaixada da França para aprimorar ensino da língua francesa na rede estadual

Ceará

24.03.2023

Na manhã desta terça-feira (21), o governador Elmano de Freitas recebeu no Palácio da Abolição, em Fortaleza, o cônsul-adjunto e chefe de Chancelaria do Consulado Geral da França em Recife, Jérémie Faucon, e o adido de Cooperação do Consulado da França em Recife, Sébastien Dahyot. Com a participação, via internet, da embaixadora da França no Brasil, Brigitte Collet, foi assinado pelo Governo do Ceará, por meio da Secretaria da Educação, um acordo de cooperação técnica a fim de aprimorar a oferta do ensino da língua francesa nos Centros Cearenses de Idiomas (CCIs) e nas escolas da rede pública estadual.

O governador agradeceu a visita da comitiva francesa e destacou a importância da cooperação para a qualificação dos professores e alunos da rede estadual. “Essa integração entre o Estado do Ceará e o governo francês é de extrema importância para a formação dos nossos professores e também para capacitar ainda mais nossos alunos, oferecendo a eles maior condição de competitividade no mercado de trabalho. Nossa intenção é que, no futuro, nossos alunos possam participar de um intercâmbio na França para desenvolver o idioma que aprendem nos nossos CCIs, mas também a fim de que possam ter contato com outra cultura”, comentou Elmano de Freitas.

Para a embaixadora Brigitte Collet, a política educacional do Ceará é modelo pro Brasil. “Desde 2020, o idioma francês foi inserido nos Centros de Cearense de Idiomas e estamos aqui para celebrar esse acordo que vai institucionalizar a cooperação entre o Ceará e o Estado Francês para que haja um programa de formação continuada dos professores da rede estadual e ampliando a capacidade de formação de novos alunos no idioma, abrindo oportunidades abre oportunidades e novos horizontes”, afirmou.

Também estiveram presentes a secretária de Relações Internacionais, Roseane Medeiros; a secretária da Educação, Eliana Estrela; o secretário do Esporte, Rogério Pinheiro; a secretária da Cultura, Luisa Cela; e o assessor especial de Chefia de Gabinete, Nelson Martins.

Educação

A Embaixada da França, por meio da cooperação técnica, poderá oferecer desenvolvimento de projetos interdisciplinares, atividades extracurriculares, formação continuada para os professores de língua francesa, além de sessões de exames para certificações linguísticas. O acordo possibilitará, ainda, ações voltadas para a expansão do universo curricular para além das unidades escolares, o que proporcionará a ampliação e o aprimoramento das formas de expressão linguística aos estudantes de língua francesa.

“O acordo assinado pelo governador Elmano de Freitas contribui para ampliar ainda mais o ensino do Francês em nossa rede. Já temos o Francês em quatro dos nossos Centros Cearenses de Idiomas. Outra proposta é possibilitar cada vez mais a imersão dos nossos estudantes na cultura francesa”, reforçou a secretária Eliana Estrela.

Os Centros Cearenses de Idiomas foram lançados pelo Governo do Ceará, em 2018, com o objetivo de oferecer aos estudantes da rede pública estadual de ensino aulas gratuitas de língua estrangeira, proporcionando mais oportunidades acadêmicas e profissionais aos jovens cearenses. Hoje, são 21 equipamentos distribuídos em 16 municípios cearenses, com mais de 12 mil vagas. Os CCIs são destinados a estudantes da rede pública estadual de ensino, mas também há percentual de atendimento para professores da mesma rede.

Todas as unidades ofertam os cursos de inglês e espanhol, sendo que as do Papicu, Benfica e Sul, em Fortaleza, disponibilizam também o francês. O curso tem duração de um ano e meio, totalizando 180 horas. O conteúdo é fundamentado na aquisição de quatro habilidades essenciais: ler, escrever, escutar e falar.

Parcerias e atração de novos negócios

Além da assinatura, também foram discutidos investimentos para áreas como energias renováveis e incentivo à pesquisa farmacêutica, além de parcerias para o turismo, cultura e esporte, com foco nos potenciais do Ceará e também visando os Jogos Olímpicos 2024, que serão realizadas em Paris no próximo ano.

A secretária das Relações Internacionais destacou a importância do diálogo para a atração de novos negócios. “A França é um país com o qual o Ceará mantém laços. A França também tem muitos projetos na área de energia renovável e hidrogênio verde. Esse relacionamento é muito importante sempre, porque, quando estamos atraindo empresas privadas, o apoio governamental é fundamental para que essas relações avancem. É uma construção de relação de confiança”, disse Roseane Medeiros.

Texto: Larissa Falcão - Ascom Casa Civil