Governo da Bahia entrega escola de tempo integral no bairro de Sussuarana

Bahia

16.12.2022

Com investimento de R$ 23,5 milhões do Governo do Estado, o Colégio Estadual de Tempo Integral São Daniel Comboni, no bairro de Sussuarana, em Salvador, foi inaugurado nesta quinta-feira (15), pelo governador Rui Costa. A nova unidade da rede pública estadual de ensino possui 35 salas de aula, laboratórios de ciências biológicas, química e física e matemática, além de biblioteca, auditório, refeitório, quadra poliesportiva coberta, campo de futebol society e vestiário.

Construída por meio de uma parceria entre a Secretaria da Educação (SEC) e a Companhia de Desenvolvimento Urbano (Conder), vinculada à Secretaria de Desenvolvimento Urbano (Sedur), a unidade de ensino faz parte de um projeto de requalificação estrutural dos colégios públicos. “Essa é a sexta escola entregue [em Salvador], mas outras escolas serão inauguradas ainda, a exemplo de um colégio em Lobato, que está em fase de conclusão, temos também a escola da Estrada das Barreiras. Temos também as requalificações e ampliações, como é o caso da Escola do Dendezeiros, da Polícia Militar, que será integrada ao Luíz Tarquínio, que é a escola onde eu estudei”, destacou o governador.

Rui Costa ainda detalhou que outros prédios escolares de Salvador vão passar por grandes adequações em que a edificação original é mantida, mas novos equipamentos e estruturas serão integrados. “Isso tudo em busca de melhorar a educação e criar um ambiente onde o aluno possa ficar em tempo integral com todas as refeições e com mais qualidade de vida”, garantiu.

Padrão de qualidade -  A nova estrutura tem capacidade para mais de 2.600 alunos, em tempo integral e noturno, e é a sexta unidade de ensino
Objeto desconhecido

construída e entregue pela atual gestão do Governo do Estado à população de Salvador. Em 2022, os soteropolitanos foram contemplados com outras unidades de ensino nos bairros de Vila Canária, Imbuí, Cabula, Paripe e São Cristóvão.


“O projeto de edificações escolares do Governo da Bahia incorpora a ideia de um modelo de escola para todas os 417 municípios. São escolas ricas em oportunidade, em infraestrutura, com todos os equipamentos e insumos necessários, diferente de uma concepção excludente de escolas modelo, ou seja, uma escola para a universalização das oportunidades educacionais. Isso faz toda a diferença. Afinal de contas, é isso que é política educacional”, explica o secretário da Educação, Danilo Melo.

O entorno do Colégio Estadual de Tempo Integral São Daniel Comboni também foi contemplado com obras de requalificação urbanística. A intervenção, coordenada pela Sedur, por meio da Conder, contou com investimento de R$ 1,3 milhão, para a reforma de vias e da praça localizada na área de acesso à escola.

Balanço - Outras construções para a educação dos soteropolitanos estão em fase final de execução nos bairros do Lobato e Jardim Cajazeiras. Ao todo, foram construídas 64 novas escolas, nos últimos oito anos, em municípios de diferentes regiões da Bahia, como Riachão das Neves, Camaçari, Valente, Andaraí, Vera Cruz, São Gabriel, Malhada, Luís Eduardo Magalhães, Teixeira de Freitas, Santana, Senhor do Bonfim, Capim Grosso, Prado, Irecê, Vitória da Conquista, Iramaia, Amélia Rodrigues e Serrolândia, além de outras obras de requalificação e modernização.

Fonte: SECOM / GOVBA