Governo do Estado firma convênio com 30 escolas comunitárias de São Luís

seudc ma

08.07.2021

Para assegurar a realização das atividades escolares com apoio de políticas públicas às escolas comunitárias, primando pela qualidade do ensino e acesso à educação, o Governo do Estado firmou, na tarde de terça-feira (6), no auditório do Colégio Militar Tiradentes, acordo de cooperação com 30 instituições sem fins lucrativos localizadas em São Luís.

“Essa ação só foi possível graças à vontade política do governador Flávio Dino, que autorizou essa pactuação. Todos sabem que as escolas comunitárias trabalham com a educação infantil e o fundamental que, a rigor, não é responsabilidade do Governo, mas o Estado está assumindo, a partir de agora, as contas de energia e água e esgoto dessas escolas”, afirmou o secretário de Estado de Educação, Felipe Camarão.

Felipe Camarão anunciou que o Governo do Maranhão está de portas abertas para continuar ajudando e para novas parcerias. “Sobretudo, nesse momento em que há um esforço da Seduc para o retorno híbrido das escolas, com o avanço da vacinação e a elaboração dos protocolos sanitários para essa retomada. Haverá uma preparação física, e também um acolhimento da comunidade escolar. É por isso também que estamos ajudando as escolas comunitárias”.

“Esse momento é um divisor de águas para todos nós. Não poderíamos deixar de agradecer a Deus por essa oportunidade, diante de todo o contexto difícil que estamos vivendo. Essa parceria vem coroar o nosso trabalho que transforma a vida de tantas crianças dentro das nossas escolas comunitárias, que atendem também pessoas em situações de vulnerabilidade”, ressaltou Kelma Querlene, gestora do Centro Comunitário Ayrton Senna, localizado no bairro Vila Palmeira, representando todas as escolas comunitárias.

Kelma Querlene afirmou que o secretário Felipe Camarão prontamente atendeu ao pleito das escolas comunitárias, firmando essa parceria. “Isso mostra a grande diferença que vem fazendo à frente da Secretaria de Educação do Maranhão. Espero que nossa parceria seja duradoura”.

Participaram do ato os vereadores Antônio Garcês, Concita Pinto, Andrei Monteiro, Thyago Freitas e os co-vereadores do Coletivo Nós; suplentes de vereadores da capital, além de lideranças comunitárias de diversos bairros.

A vereadora Concita Pinto destacou a importância do acordo de cooperação com as escolas. “As escolas comunitárias fazem um papel muito importante dentro da comunidade. Elas desenvolvem um papel muito importante. Parabéns a todos que estão à frente das escolas por esse momento”, apontou.

Roseane Cardoso, do Instituto Educacional Coroadinho, também ressaltou a importância do convênio para fortalecer a escola. “A maioria das vezes a gente fica com débitos, e essa ajuda do Governo vai nos ajudar bastante”, revelou. A escola comunitária de dona Roseane beneficia diretamente mais de 200 alunos.

“É um ponto muito positivo esse apoio, principalmente diante da situação que a gente passa nesse momento de pandemia. Então, ‘pra’ gente, é muito valiosa essa parceria”, observou Rosalina Lobato Sá, da instituição Grêmio Cultural Recretivo Anjo da Guarda, que atende cerca de 170 crianças da região.

O acordo de cooperação tem vigência de 12 meses, podendo ser prorrogado. Durante a solenidade de assinatura do acordo de cooperação, as 30 instituições receberam, também, um certificado conferindo que estão aptas a firmarem convênio com o Estado.


Fonte: Seduc
Fotos: Divulgação
07/07/2021