Governo do Estado investe na formação de instrutores para o Proerd em Rondônia

Educação

26.07.2019

Teve início na manhã desta quinta-feira (18), na Escola Murilo Braga em Porto Velho, o 1º Seminário de Práticas Pedagógicas Proerd, com o tema “Nossas Crianças Longe das Drogas”. O evento é uma realização da Polícia Militar do Estado de Rondônia e conta com o apoio da Secretaria de Estado da Educação (Seduc).

O evento é direcionado para 50 instrutores do Proerd e busca nivelar as ações do Programa em todo Estado, colaborando para o desenvolvimento de ações preventivas de combate à violência e drogas nas escolas.

As ações do Proerd estão previstas no Plano Estadual de Educação (PEE) e, para tanto, foi celebrado o Termo de Cooperação Técnica entre a Seduc e a Secretaria de Estado da Segurança, Defesa e Cidadania (Sesdec) com o objetivo de implantar e implementar o Proerd para os estudantes da rede pública estadual de ensino em Rondônia.

A secretária adjunta da Seduc, Conceição Alves, acredita que o Proerd é um grande meio de esclarecimento, especialmente no momento em que o jovem busca a socialização, a ser aceito na sociedade e precisa de apoio para não cair nas tentações do meio. “Com o apoio dos instrutores do Proerd, o adolescente fica preparado para aprender a dizer não às drogas” afirma Conceição.

O programa foi idealizado pelo departamento de Polícia de Los Angeles na década de 80, chegou ao Brasil em 1992, no Rio de Janeiro. Em 2000 foi realizado o primeiro curso em Rondônia para instrutores na cidade de Ji-Paraná, Porto Velho e Vilhena. Hoje, está estruturado em 18 municípios, contando com 28 instrutores ativos.


Está estruturado em uma Pirâmide: Polícia, Família e Escola, através dos instrutores, mentores e os pais, buscando como orientar e criar ambiente positivo, auxiliando, assim, no controle de impulsos e tomada de decisões conscientes, no melhor desenvolvimento de crianças e adolescentes, protegendo-os da violência. O programa conta com 273 mil alunos formados em 19 municípios do Estado.

O Programa Educacional de Resistência às Drogas (Proerd) completa 18 anos de formação de instrutores e, neste ano, todos foram reunidos no I Seminário de práticas pedagógicas Proerd, com a finalidade de promover a troca de experiências, a multiplicação dos conhecimentos aperfeiçoando com novas práticas o saber dos educadores do Proerd em todo Estado.

Enquanto educadores sociais, a missão dos formadores é a de levar aos estudantes um novo modo de pensar sobre os problemas que se tornam banais aos olhares dos adolescentes.

Com currículo do Proerd definido é preciso aperfeiçoar constantemente na metodologia Socioemocional proporcionando um enriquecimento de conhecimentos que serão compartilhados, não ficando somente na mera reprodução de saberes.

O Seminário teve início na manhã desta quinta-feira (18) e prossegue até o a tarde desta sexta-feira (19).

EXEMPLO

Durante o evento, a secretária adjunta levou e apresentou aos instrutores do Proerd um dos exemplos que é fruto das sementes plantadas lá atrás. A ex-aluna da Escola Joaquim Vicente Rondon, em Porto Velho,e hoje formada em Farmácia e Tenente da Base Aérea, Rita Alves, que também é irmã da secretária Conceição Alves.

Rita é formada pela 1ª Turma do Proerd realizada na escola em 2001 e teve sua redação final lida como exemplo. E Conceição como professora acompanhou todo o processo, inclusive assistindo às aulas. Ao ser convidada para o Seminário chamou a irmã e apresentou aos instrutores o fruto do trabalho, que levou o certificado de participação e formação no Proerd e apresentou a todos.

Conceição ressaltou a importância da polícia dentro das escolas, que é uma motivação para as crianças, um exemplo a ser seguido. “A Rita é uma prova. Ela gostou tanto do Proerd que hoje veio ao evento, de farda, pois seguiu a carreira militar também” destacou a secretária adjunta.