Governo da Bahia lança Programa Saúde Mais Perto nas Escolas com serviço odontológico para a comunidade escolar

Bahia

22.03.2023

O governador Jerônimo Rodrigues e a secretária estadual da Educação, Adélia Pinheiro, lançaram, nesta segunda-feira (20), Dia Mundial da Saúde Bucal, o Programa Saúde Mais Perto nas Escolas, no Colégio Modelo, na Avenida San Martin, em Salvador, ação que acontece em parceria com a Secretaria da Saúde do Estado (Sesab). Por meio de unidades móveis, equipadas como consultórios, o atendimento itinerante é direcionado a estudantes, educadores e trabalhadores da rede estadual de ensino, que têm acesso a uma série de procedimentos odontológicos como restauração; cirurgia da cavidade bucal; tratamento de canal; aplicação de flúor; exame radiológico; e tratamento de doenças da gengiva.

Jerônimo Rodrigues falou sobre o impacto do programa na saúde e na aprendizagem dos estudantes. “Este é mais um compromisso firmado e cumprido, para garantir que os nossos estudantes tenham condições de permanecer em sala de aula com qualidade. Vamos avançar ainda mais, promovendo saúde aos estudantes, professores e trabalhadores da educação. A ação vai percorrer toda a Bahia. Neste primeiro ano, nossa meta é atender mais de 65 mil estudantes, mas esta é uma ação que vai se estender ao longo da nossa gestão, para assegurar a chegada do serviço a todos os municípios do Estado”.

A secretária Adélia Pinheiro disse que o programa alcançará outras especialidades. “O programa inicia as suas atividades com saúde bucal, mas deve se estender com saúde oftalmológica e outros elementos que irão fortalecer a saúde na escola. Quando falamos em combate à fome e alimentação escolar, nós também precisamos de saúde bucal, pois faz parte do bem-estar do estudante. A saúde vai impactar na qualidade de vida do estudante e, também, na capacidade de permanência dele na escola, com o conforto que nós esperamos que ele tenha”.

O estudante Davi Rocha, 19, 3º ano do Ensino Médio, foi um dos beneficiados pelo programa e falou sobre a oportunidade para a comunidade escolar. “Muitos estudantes não têm condições financeiras de fazer um tratamento dentário e ter serviços como este, de forma gratuita na escola, é uma boa oportunidade para colocar a saúde bucal em dia”, comentou.

A estudante Juliane Santos, 18, 3º ano, também procurou ser logo atendida. “Já tem um tempo que estou querendo ir ao dentista e, hoje, tive a oportunidade de ser atendida de forma gratuita na unidade móvel”, disse.

Os estudantes também recebem um kit de saúde bucal. Enquanto passam pela triagem e aguardam o atendimento, que ocorre de segunda a sexta, das 8h às 17h, são realizadas atividades educativas, como orientações sobre os cuidados com a saúde bucal. Para o acesso ao serviço é preciso apresentar o Cartão do SUS e documento de identidade. No caso de menor de idade, é preciso que a mãe, pai ou responsável assine um termo de consentimento entregue pela escola.

Atendimentos no mês de março
Na capital - De 20 a 31/03
• Colégio Modelo Luís Eduardo Magalhães, em San Martin.
Atenderá também os estudantes dos seguintes colégios estaduais: Natalia Vinhais, Rubem Dario, Bento Gonçalves, Dom Avelar Brandão Vilela e 2 de Julho.
• Colégio de Aplicação Anísio Teixeira, em São Marcos.
Atenderá também os estudantes dos seguintes colégios estaduais: Vale dos Lagos, Davi Mendes, Armandina Marques e Maria de Lourdes Parada Franch.
• Colégio Estadual Dalva Matos, no Lobato.
Atenderá também os estudantes dos seguintes colégios estaduais: Dr. Ailton Pinto de Andrade, Raymundo Matta e da Polícia Militar - CPM Lobato.

No interior
• Centro Territorial de Educação Profissional (CETEP) da Chapada Diamantina, em Wagner – de 20 a 23/3.
• Colégio Estadual Cecentino Pereira Maia, em Filadélfia – de 20 a 25/3.
• Colégio Estadual Bento Alves das Neves, em São Desidério – de 20 a 23/03.
• Colégio Estadual Professora Irene de Souza Araújo, em Remanso - de 20 a 25/03.