Governo do Estado leva formações e oficinas para profissionais da educação do Arquipélago do Bailique

Amapá

21.11.2023

O Governo do Estado intensifica ações de todas as secretarias na ação humanitária no Arquipélago do Bailique nesta semana. Na sexta e sábado, profissionais das 27 unidades escolares da região receberam oficinas e capacitações da Secretaria de Estado da Educação.

As oficinas tiveram como temas: percursos formativos de implementação do referencial curricular, programa Criança Alfabetizada, a liderança da gestão escolar para melhoria dos resultados da aprendizagem, assessoramento e formação para servidores da Unidade Descentralizadora da Educação, além de palestras de valorização do ensino e índices escolares.

Para a secretária adjunta de Apoio à Gestão de pessoas da secretaria de Educação, Simone Guedes, as formações são fundamentais para promover melhorias no ensino.

"Nós apresentamos índices educacionais e métodos de ensino buscando valorizar, incentivar e propor novos formatos para melhorias no ensino peculiar da região de ribeirinha do Arquipélago do Bailique. Nossa proposta é colher voando frutos em 2024", destacou a secretária adjunta.

O professor de língua portuguesa da escola estadual Cláudio dos Santos Barbosa, Raimundo dos Santos, foi um dos participantes das oficinas e relata a experiência.

"Com certeza o conhecimento repassado irá agregar em nosso cotidiano dentro da escola. Já buscamos nos organizar para realizar esse planejamento e colocar em prática métodos para melhorias do ensino, buscando melhorar ainda mais os dados educacionais também", enfatizou o professor dos Santos.

As oficinas ocorreram no auditório da escola Bosque, no Arquipélago do Bailique, e reuniram mais de 50 profissionais, entre professores, gestores, caixas escolares, servidores da Unidade Descentralizadora da Educação, catraieiros do transporte escolar, merendeira e serviços gerais.

A programação é parte da ação de governo no Bailique que busca trazer melhorias com açaí humanitária, englobando também serviços sociais, de cidadania, saúde, Caesa, além do atendimento da CEA Equatorial com o Programa Luz Para Todos. A ação conta também com o apoio direto do senador Davi Alcolumbre.

Educação

Em 2023, a Secretaria de Estado da Educação atuou com diversos serviços no Arquipélago do Bailique. Dentre eles se destacam o transporte para 28 estudantes para fazerem o Enem em Macapá, entrega de 3.103 livros do programa Criança Alfabetizada e do programa do livro e do material didático.

Foram realizadas capacitações de professores e gestores de escolas estaduais, a 1ª Formação in loco do Programa Criança Alfabetizada no Bailique para mais de 40 profissionais e visita técnica nas escolas estaduais do Distrito visando levantamento da estrutura física dos prédios e carências de profissionais.