Governo do Estado nomeia 606 novos analistas e assistentes para a Educação de Pernambuco

Pernambuco

05.09.2025

O Governo de Pernambuco, através da Secretaria Estadual de Educação (SEE), nomeou 606 novos profissionais para reforçar a educação da Rede Estadual de Ensino. A publicação da nomeação saiu no Diário Oficial do Estado desta quinta-feira (04), por meio do ato nº 5903. São 102 novos analistas em gestão educacional e 504 assistentes administrativos educacionais que irão reforçar o quadro de profissionais atuando dentro das Gerências Regionais de Educação (GREs).

“Através do Juntos pela Educação, estamos melhorando o ensino em Pernambuco. São mais de 600 novos profissionais que chegam para ajudar a fazer a transformação que tanto queremos na educação do nosso Estado. A nomeação desses analistas e assistentes é uma oportunidade de cuidar melhor dos nossos alunos, dos professores, de fortalecer o processo de aprendizagem e de garantir que o planejamento e o compromisso sigam se traduzindo em resultados concretos para Pernambuco”, destacou a governadora Raquel Lyra.

Com este novo grupo, a atual gestão estadual alcança um total de 1.701 analistas e 1.566 assistentes nomeados desde 2023, ultrapassando as vagas previstas no edital do último concurso, que determinava o chamamento de 500 analistas e 96 assistentes. As convocações fazem parte do concurso público regido pela Portaria Conjunta SAD/SE nº 113, de 19 de julho de 2022, e reforçam o compromisso do estado com a valorização do serviço público e a presença de profissionais qualificados em todas as regiões.

“A nomeação de novos analistas e assistentes educacionais representa a política pública de educação que o Governo do Estado já traduz com novos profissionais, a capacidade de gestão, a condição e perenidade de que o processo da educação do Estado tenha começo, meio e não tenha fim. Esses profissionais, a partir dessa nomeação, passam a se juntar a nós dentro de um processo maior de fazer uma educação de qualidade, digna e justa para todos os estudantes, professores, gestores e toda a comunidade escolar”, disse o secretário de Educação, Gilson Monteiro.