Rio de Janeiro
13.05.2025Estudantes da rede estadual de escolas de Nova Iguaçu e de Japeri vão receber curso de Empreendedorismo em suas unidades. O projeto “Empreenda.Já” é uma parceria entre a Secretaria de Estado de Trabalho e Renda (Setrab) e a Secretaria de Estado de Educação (Seeduc) que irá receber a iniciativa para capacitar 1.400 alunos da Baixada Fluminense, fomentando o empreendedorismo, a inovação e a transformação digital e preparando os participantes para criar e gerir negócios sustentáveis, além de impulsionar o desenvolvimento econômico local.
– Capacitar nossos jovens é garantir um futuro inovador e próspero para o Rio de Janeiro. Com o projeto Empreenda.Já, estamos oferecendo muito mais do que conhecimento técnico: estamos despertando o espírito empreendedor, incentivando a criatividade e fortalecendo o protagonismo da juventude fluminense. Essa iniciativa é um exemplo de como políticas públicas bem estruturadas podem transformar realidades e abrir portas para novas oportunidades, permitindo que mais jovens possam contribuir ativamente para o desenvolvimento do nosso estado – afirmou o governador Cláudio Castro.
O lançamento do evento aconteceu nesta segunda-feira (05/05), no auditório da Universidade Estácio, em Nova Iguaçu, e contou com a presença de representantes de ambas as secretarias estaduais e dos poderes Executivo e Legislativo do município anfitrião, além do setor privado.
A parceria, estabelecida por meio de um Termo de Cooperação Técnica, sem transferência de recursos entre as secretarias, para que os espaços do ambiente escolar da rede estadual e os alunos vinculados à ela sejam beneficiados com a oferta de cursos de formação e capacitação em Empreendedorismo, no contraturno, para jovens entre 15 e 18 anos, dos municípios de Nova Iguaçu e Japeri.
Para a secretária de Estado de Educação, Roberta Barreto, a novidade mostra o compromisso do Governo com os estudantes fluminenses.
— Essas ações estão beneficiando alunos e servidores da Educação em várias áreas diferentes. Por meio dessa parceria a Seeduc e a Setrab estão unindo forças para alavancar a capacitação dos jovens desses municípios e assim melhorando não só a vida deles, mas a região onde vivem por meio do progresso econômico — afirma a secretária.
As aulas serão realizadas duas vezes por semana, com duas horas de duração cada, totalizando 10 encontros por ciclo, sendo 20 horas de atividades práticas em 40 turmas. A metodologia combina aprendizado baseado em projetos e uso de tecnologias digitais. O ciclo inicial contará com a oferta de 500 vagas, seguido de outro igual e um terceiro de 400 vagas, encerrando a oferta das 1.400 vagas, como explica a superintendente de Projetos Estratégicos da Seeduc, Cristina Silveira.
— A Baixada Fluminense tem um potencial imenso, por isso, começar por aqui é dar uma oportunidade para que esses jovens desenvolvam suas potencialidades, construindo seus futuros desde já. Para isso, serão oito escolas atendidas inicialmente. Eles serão despertados para as oportunidades para que aprendam a buscar ações que melhorem suas vidas — afirma a superintendente.
A professora Cristina Silveira contou ainda que a Seeduc espera um retorno pedagógico, uma vez que o estudante precisará conciliar as disciplinas da Base Nacional Comum Curricular (BNCC) para que tenha um rendimento eficaz, o que tende a impactar sua postura diante do envolvimento com os estudos, produzindo maior engajamento.
— O impacto pedagógico do projetor será refletido nas salas de aulas. Queremos que eles tenham uma postura empreendedora nos estudos dos componentes curriculares escolares, para que esse conhecimento seja um diferencial na vida deles. Queremos que aprendam essa postura empreendedora e invistam em si, em qualificação para o futuro. Além disso, já pedimos à Setrab que o projeto seja ampliado para outros municípios do Estado, o que será analisado pela Setrab e tenho certeza que vamos lograr grandes êxitos — concluiu.
A previsão é que as aulas do primeiro ciclo iniciem dia 19/05, enquanto que as do terceiro ciclo devem finalizar até o início de novembro deste ano. Como resultado, os alunos vão produzir um e-book didático, um vídeo institucional documentando o impacto das atividades, e um relatório final.
Durante o lançamento do projeto, o secretário de Trabalho e Renda, Felipinho Ravis, ressaltou que a iniciativa vem ao encontro dos objetivos de sua gestão.
— A Setrab está dando um passo fundamental para reduzir o desemprego juvenil e estimular a economia criativa no Estado. Ao capacitar jovens para empreender com inovação e tecnologia, estamos construindo um futuro mais próspero e inclusivo — declarou Ravis.
Foto: Sandra Barros