Governo do Pará realiza consulta pública que prevê novos investimentos em educação

Pará

09.02.2023

O Governo do Pará, por meio da Secretaria de Educação do Estado (Seduc), realizou nesta quarta-feira (8), em Belém, a primeira consulta pública do Programa Educação Por Todo o Pará, que prevê financiamento de obras e recursos pedagógicos a serem investidos na educação pública paraense, por meio de financiamento junto ao Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID). Realizada no auditório da Seduc, a consulta do BID 2 foi conduzida pelo secretário adjunto de Logística Alexandre Buchacra, pelo Coordenador do Projeto Ronaldo Bitar e pela Consultora do BID na Seduc Sandra Kassumi. 

"O recurso será destinado para a reconstrução e reestruturação de unidades educacionais que precisam de uma intervenção mais completa. A partir do programa, vamos atender populações tradicionais como povos originários, ribeirinhos e quilombolas”, afirmou Alexandre Buchacra. “A reconstrução da infraestrutura tem repercussão direta no aprendizado do aluno que está na ponta. É através do poder transformador da educação que certamente teremos uma melhoria na condição de vida daqueles que serão atendidos pelo programa e é a partir deles que podemos transformar a sociedade como um todo", ressaltou. 

O secretário adjunto de Logística, Alexandre Buchacra, destacou que um dos principais objetivos da Seduc junto ao BID 2 é captar recursos para investir em melhorias como a aplicação e modernização de unidades escolares em diversos municípios do Estado.

O investimento ainda prevê recursos que serão aplicados no contexto pedagógico. "Nos últimos quatro anos o Governo do Estado reformou e ampliou 117 unidades educacionais. O valor deste financiamento junto ao BID deve atender outras 100 unidades educacionais", completou. 

Coordenador do Projeto do BID na Seduc, Ronaldo Bitar, explicou como funciona o processo da consulta pública. “O Governo do Estado fez uma carta consulta para o Governo Federal, que foi aprovada pelo Ministério da Fazenda. A partir disso começamos as tratativas com o BID para assinar o novo projeto este ano. Ainda temos algumas etapas para cumprir e prevemos que até o mês de setembro estaremos com o contrato assinado para iniciar as obras”, disse. 

Ainda durante os trabalhos, a consultora do BID na Seduc, Sandra Kasumi, lembrou dos critérios que devem ser seguidos para realização da Consulta Pública, com objetivo de garantir a transparência durante todo o processo. Por isso, a reunião foi transmitida nos canais online da Seduc. “A Consulta é baseada no programa Educação por todo o Pará e foi feita de forma presencial e online, sendo transmitida no site da Secretaria, e no canal do Youtube, garantindo assim a participação popular. Através da informação, começamos a dar poder de voz para a população que em breve será ouvida em cada município", frisou ela. 

Na próxima sexta-feira (10), a consulta pública será realizada no município de Santarém, no auditório da Secretaria Regional de Governo do Baixo Amazonas. A sessão também será transmitida pelo YouTube da Seduc.

 

Texto: Ligiane Alencar / Ascom Seduc

Foto: Daniel Guimarães / Ascom Seduc