Governo do Piauí entrega certificados profissionais pelo Programa Certific-PI

Piaui

04.05.2022

“Sou garçonete e estou há 10 anos nessa área. Já trabalhei em vários restaurantes, comecei cedo e hoje estou muito honrada de receber esse certificado”, falou emocionada teresinense Ingleciahania Araújo Souza durante a cerimônia do Programa de Certificação Profissional do Piauí – CERTIFIC-PI.

Nesta quarta-feira (04), ela e mais 52 trabalhadores nas áreas de Garçom/Garçonete e Mecânico de Manutenção de Motocicleta, receberam o certificado do Programa que faz o reconhecimento formal de saberes do profissional.

Com a presença da Governadora do Piauí, Regina Souza, a solenidade também teve a presença do Secretário de Estado da Educação, Ellen Gera, e o presidente do Sindicato da Hotelaria e Gastronomia de Teresina-PI, Fernando Dias. O secretário de educação explicou que nos últimos anos o estado tem investido em todos os níveis de ensino por entender que a educação é item primordial para o desenvolvimento social e econômico.

A governadora Regina Sousa ressaltou a importância do certificado e sugeriu que os restaurantes e bares usem o documento como um dos critérios de contratação. “Muitos que receberam o CERTIFIC-PI não estão empregados, mas com o certificado, eles têm como comprovar sua habilidade”, afirmou.

“É assim na Educação de Jovens e Adultos (EJA), Educação Profissional, Ensino Médio, Ensino Fundamental e Ensino Superior. Todas as frentes a gente verifica o quanto o Piauí tem conseguido revertendo o quadro de baixa escolaridade e ampliado a escolarização da população o que reflete inclusive no IDH”, disse Ellen Gera.

O Secretário estadual da Fazenda e coordenador do Pro Piauí, Antônio Luiz Soares Santos, ressaltou a importância do certificado para atuação no mercado de trabalho. “O programa CERTIFIC-PI representa um atesto oficial do Governo do Estado demonstrando que a pessoa tem competência e a habilidade necessária para atuar na área qualificada para trabalhar”, enfatiza o secretário.

Durante o evento, Antônio Luiz ainda lembrou o caso do próprio pai, que trabalhou como mecânico e ficou muito feliz ao receber um certificado profissional da Escola Técnica.

De acordo com o presidente do sindicato dos garçons e garçonetes, Fernando Dias, lembra que esse avanço é bem recebido pela categoria e serve de incentivo para que consigam cada vez mais se profissionalizarem para prestação de bons serviços. “Nós precisamos muito do poder público para que possamos desenvolver um bom trabalho e possamos desenvolver o turismo no nosso estado. Agradeço muito a oportunidade de tá qualificando os nossos profissionais”, disse. 

Nesta etapa do CERTIFIC-PI, o Governo do Piauí, por meio da Secretaria de Estado da Educação (Seduc), faz o reconhecimento formal de saberes adquiridos pelos trabalhadores, ao longo de suas vivências profissionais, que foram devidamente aprovados durante avaliação de desempenho (teórica e prática) do Programa. Na primeira etapa do Programa, ocorrida em 2019 foram certificados profissionalmente 57 trabalhadores na área de telecomunicações, com os cursos de: Cabista de Sistema de Telecomunicações, Instalador e Reparador de Equipamentos de Transmissão em Telefonia e Instalador e Reparador de Linhas de Telecomunicação.