Governo do Piauí entrega mais de 16 mil chromebooks para professores da rede estadual

Piaui

03.11.2022

“Esse recurso que chega para os professores é uma grande iniciativa da Seduc e vai nos auxiliar muito como ferramenta para ampliar as nossas propostas de trabalho, visto que agora a gente trabalha com muitas metodologias ativas e, muitas vezes, você tem um computador que não agrega tanto aquilo que você quer. Teremos à disposição um recurso para compactar os nossos trabalhos, pesquisas, e tudo aquilo que desenvolvemos com os alunos em sala de aula, até mesmo os planejamentos de aula e nossos cursos que podem ser colocados em uma ferramenta só, exclusivo para nossas atividades profissionais”, declara a professora de Língua Portuguesa da rede estadual de ensino, Ana Brito.

A solenidade para a entrega simbólica dos aparelhos foi realizada na manhã da quinta-feira, 13, no Centro Estadual de Ensino de Tempo Integral (Ceti) João Henrique de Almeida Sousa, localizado no bairro Morada Nova, em Teresina, com a presença da governadora do Estado, Regina Sousa; do secretário de Estado da Educação, Ellen Gera; dos deputados federais, Rejane Dias e Merlong Solano; de professores da Rede Estadual de Ensino, alunos e demais profissionais da Educação.

"Quero parabenizar os professores, gestores e alunos das nossas escolas e dizer que é muito gratificante termos alcançado a 9° posição no Índice de Desenvolvimento de Educação Básica (Ideb) em âmbito nacional. Quero dizer que a entrega desses aparelhos faz parte da Ciência e da Tecnologia e sem dúvida irá contribuir para a educação do nosso Estado", destaca a governadora do Estado do Piauí, Regina Sousa.

“Hoje é um momento muito importante de avanço tecnológico para a Rede Estadual de Educação. com a entrega dos chromebooks. Com esses aparelhos eletrônicos vocês vão ter acesso a toda a plataforma educacional da Secretaria Estadual de Educação. Os professores vão poder acessar todo o nosso sistema corporativo de gestão acadêmico. Esse equipamento ele marca um momento de fato de virada de página para todos os professores”, explica o secretário de Educação, Ellen Gera.

O Ceti João Henrique, escola escolhida para ser realizada a solenidade de entrega dos chromebooks, participou da prova de conceito, onde foram levados os aparelhos para que os professores pudessem avaliar a ferramenta. A diretora da instituição, Djanira Alencar, agradeceu a presença de todos e destacou os benefícios que a nova ferramenta trará para contribuir com o trabalho dos professores e qualificar ainda mais o ensino de aprendizagem dos alunos.

“É uma honra recebê-los em nossa casa. Aqui, o nosso nome é educação e a gente faz esse trabalho com todo amor, com todo carinho, recepcionando cada um de vocês. Nossa escola já recebeu esses chromebooks, com a formação da equipe e acredito que essa vai ser mais uma ferramenta que vai ajudar na prática pedagógica do professor e com essas metodologias que estão vindo, vamos ampliar o processo de ensino aprendizagem e com isso os nossos resultados serão alavancados, as nossas práticas serão melhoradas. Será um grande ganho para os nossos professores e também para os nossos alunos”, disse.

A entrega simbólica presenteou professores da Unidade Escolar Adamir Leal, representando o Ensino Fundamental; professores do Premem Norte João Mendes Olímpio de Melo, representando a Educação Profissional; professores do Ceti João Henrique, representando o Tempo Integral; professores do CEJA Maria Rodrigues das Mercês, representando a Educação de Jovens e Adultos; e demais professores representando o Ensino Médio Regular.

“Nós professores do Ceti João Henrique tivemos a oportunidade de participar de uma formação em que conhecemos os chromebooks, as funcionalidades, aplicativos, pensando em como essas metodologias ativas, que nós já utilizávamos, iriam ser utilizadas com a distribuição desses equipamentos. Hoje é a culminância do resultado dessa formação que nós fizemos em 2021 e em nome de toda a equipe do Ceti João Henrique eu agradeço pela distribuição dessas ferramentas, que vão melhorar a nossa instrumentalização diária de sala de aula”, disse a professora da área de Linguagens, Yunna Paiva.

Com a aquisição de 16.630 chromebooks e um investimento de R$ 29.067.400,00 (vinte e nove milhões, sessenta e sete mil e quatrocentos reais), a Secretaria de Estado da Educação (Seduc) fará a distribuição dos equipamentos para todos os professores em efetivo exercício de sala de aula das 648 escolas da Rede Estadual de Ensino, com o objetivo de possibilitar a eles mais acessibilidade e flexibilidade na produção de conteúdo e no planejamento para fazer a gestão de sala de aula, lançando mão de diversos modelos pedagógicos que possibilitem a democratização do ensino e a implementação do modelo de ensino híbrido.

Os aparelhos eletrônicos estão configurados com um sistema de acesso único a cada professor, através do seu e-mail corporativo, que são contas personalizadas em que cada professor terá o seu próprio ambiente no equipamento, inclusive com capacidade de acesso e utilização das plataformas educacionais da Seduc, como: iSEDUC, Canal Educação e Google for Education, provendo meios para facilitar o acompanhamento pedagógico dos professores.

A ferramenta possibilitará ainda que os professores administrem e abasteçam conteúdos na plataforma iSEDUC, vinculado ao Classroom, para que os alunos tenham material de reforço e os que se ausentarem das aulas possam ter acesso aos conteúdos posteriormente. “Se caso um aluno não puder vir para a escola ele vai poder ter acesso a plataforma para poder acessar o material de aula. Os professores terão acesso a uma plataforma virtual para publicar o seu material, permitindo que os estudantes possam ter material de reforço”, reforça Ellen Gera.

Chromebooks

Os chromebooks são notebooks que se baseiam em aplicativos na nuvem com autonomia de bateria maior do que os notebooks convencionais e com atualização de forma automática, o que facilita ao usuário e dá um ganho temporal nas atividades didático-pedagógicas.