Governo do Rio de Janeiro inaugura escola estadual em Nova Friburgo

Secretaria de Educação do Rio de Janeiro

11.09.2019

O Governo do Estado, por meio da Secretaria de Educação (Seeduc) e do Departamento Geral de Ações Socioeducativas (Degase), inaugurou o Colégio Estadual Gildo Candido da Silva, nesta terça-feira, dia 10. A escola funcionará dentro da nova unidade do Degase, em Nova Friburgo, Região Serrana do Rio de Janeiro, e terá capacidade para atender 50 adolescentes em conflito com a lei.

Com seis salas de aula, laboratório de informática, biblioteca e sala multimídia, o colégio ofertará os ensinos Fundamental e Médio, além de cursos técnicos de Elétrica, Informática, Empreendedorismo e outros, fornecidos por meio de uma parceria com a Fundação de Apoio à Escola Técnica (Faetec).

– Uma das principais iniciativas para ressocialização é possibilitar que os adolescentes em conflito com a lei continuem seus estudos. Com os cursos técnicos, os jovens aprenderão uma profissão e terão mais garantia e estímulo para progredirem em suas vidas. Além disso, essa escola vai facilitar a presença dos familiares nas visitas aos adolescentes do interior– disse o secretário de Estado de Educação, Pedro Fernandes, presente na inauguração da escola. 

No evento também estiveram o diretor do Degase, Márcio de Almeida Rocha, estiveram presentes na inauguração o secretário de Cultura e Economia Criativa, Ruan Lira; o presidente da Faetec, Romulo Massacesi; os prefeitos de Nova Friburgo, Renato Bravo; do município de Carmo, Paulo Cesar Gonçalves Ladeira; e de Bom Jardim, Antonio Gonçalves; e a defensora Carla Ramos, representado Rodrigo Pacheco, defensor público-geral do Rio de Janeiro.

Colégio Estadual Gildo Candido da Silva funcionará na nova unidade do Degase, com o nome Antonio Elias Dorea Bastos, também inaugurada nesta terça-feira.

– Damos mais um passo na ressocialização dos jovens no Rio de Janeiro com as inaugurações da escola e da nova unidade do Degase, que servirá de modelo para as demais unidades de internação do Estado– declarou o diretor do Degase, Márcio de Almeida Rocha.