Governo do Rio Grande do Norte vai reformar principal escola de São Rafael

Rio Grande do Norte

16.12.2021

Principal estabelecimento de ensino do município de São Rafael (RN), a Escola Estadual Professora Claudeci Pinheiro Torres vai ser reformada pela primeira vez desde que foi construída há trinta e nove anos. O anúncio foi feito pela governadora Fátima Bezerra, no final do segundo dia da agenda administrativa no Vale do Açu - na última sexta-feira (10) - quando inaugurou as obras de ampliação e recuperação de duas outras escolas da região: a Tenente Coronel José Correia, em Assu, e a Adalgiza Emídia Costa, em Carnaubais.

Erguida em 1982, na mesma época em que a cidade foi construída para abrigar os moradores da antiga São Rafael, hoje encoberta pelas águas da Barragem Armando Ribeiro, a escola tem 583 alunos distribuídos no ensino fundamental, ensino médio e EJA - Educação de Jovens e Adultos.

De acordo com o projeto, todos os ambientes passarão por manutenção. Além disso, a unidade contará com uso eficiente de energia fotovoltaica e estação de tratamento das águas pluviais.

"Tendo os alunos, professores e o prefeito como testemunhas, digo a todos que podem ficar tranquilos porque a reforma da Claudeci não é mais um sonho da comunidade, ela já faz parte do programa Nova Escola Potiguar e será sim realizada", garantiu a governadora.

O Nova Escola Potiguar (PNEP) é um conjunto de ações estruturantes que irão colocar a educação estadual do Rio Grande do Norte em um novo patamar. O programa prevê a construção de 12 unidades do Instituto Estadual de Educação Profissional, Tecnologia e Inovação do Rio Grande do Norte (IERN); reforma de 60 unidades estaduais de ensino e recuperação em outras 100, e a construção de 10 escolas estaduais com laboratório, áreas de convivência, quadra coberta, entre outros ambientes. "As escolas lidam com sonhos, desejos e esperança de dia melhores e nosso governo tem compromisso com a educação", reafirmou a governadora professora Fátima Bezerra.

O professor Antônio Francinaldo Fonseca, diretor da escola, destacou a sensibilidade e o compromisso da governadora com a melhoria da Educação. "Fico lisonjeado por vivenciar este momento importante, que vai marcar a história da Claudeci", disse ele.

"Todas as vezes que estivemos nesta escola, saíamos daqui angustiados com a situação em que o prédio se encontrava. Conquistamos a reforma e ampliação da escola e só temos a agradecer. É uma honra para nós receber a governadora Fátima Bezerra", relatou a professora Maria Aldeísa da Silva, diretora da 11ª Direc - Diretoria Regional de Educação e Cultura.

Ex-aluno da escola, o prefeito Reno Marinho lembrou dos tempos em que ficava sentado no refeitório, aguardando a merenda escolar e das quintas-feiras, quando todos ficavam perfilados no pátio, na hora do hasteamento da bandeira. "Não é uma simples reforma, esta escola tem história. A governadora está trazendo uma grande notícia para o município."

Além do anúncio da reforma, na visita a São Rafael, a governadora Fátima Bezerra inspecionou as obras de construção de 15 unidades habitacionais do Pró-Moradia e participou da inauguração da pavimentação da rua Senador Georgino Avelino e de outras vias municipais, totalizando 16 mil metros quadrados, parceria da prefeitura com o Governo do Estado.