Governo do Tocantins certifica mais de 300 jovens de Gurupi que participaram do Programa Juventude Empreendedora

Tocantins

02.09.2021

Cláudio Paixão/Governo do Tocantins

O governador Mauro Carlesse, acompanhado pela secretária de Estado da Educação, Juventude e Esportes, Adriana Aguiar, realizou nesta quarta-feira, 1° de setembro, a certificação dos jovens participantes do programa Juventude Empreendedora 2.1, em Gurupi. No município, 301 jovens participaram da capacitação ofertada pelo programa.

Na ocasião da entrega dos certificados, o governador Mauro Carlesse destacou que o Tocantins é um estado que abre oportunidades para quem busca capacitação. "Um jovem capacitado aumenta as oportunidades de ingressar no mercado profissional e alcançar o sucesso. Oferecemos, com a capacitação e com a linha de crédito que criamos, um meio para o sucesso no negócio próprio", pontuou.

A secretária Adriana Aguiar destacou a adesão dos jovens tocantinenses ao programa. “Em todo o Brasil, foram 39 mil inscritos. No Tocantins, foram mais de 7.400 inscritos. Estamos, nas nossas escolhas, trabalhando o protagonismo juvenil, o que reflete na tomada de decisão dos nossos alunos e nas suas buscas por conquistas pessoais", apontou.

No Tocantins, o programa foi realizado pelo Conselho Nacional da Juventude (Conjuve), em parceria com o Governo do Estado, por meio da Secretaria de Estado da Educação, Juventude e Esportes (Seduc), da Agência de Fomento do Tocantins, da Besouro Agência de Fomento Social e do Fórum da Juventude da Comunidade dos Países de Língua Portuguesa (CPLP).

Financiamento

Para dar condições da execução dos projetos, o Governo do Tocantins oferecerá, por meio da Agência do Fomento, linhas de crédito no valor de até R$ 6.000 com taxas subsidiadas pelo Fundo de Desenvolvimento Econômico e Sustentável (FDES), com prazo de 20 meses para pagar e seis meses de carência, o que dará tempo de o jovem ter retorno no empreendimento.

Empreendedorismo

Empreender tem sido a palavra de ordem entre os jovens tocantinenses. Lorrayne Xavier Guimarães, 16 anos, aluna do 2° ano do Centro de Ensino Médio Ary Ribeiro Valadão Filho quer ampliar o seu negócio. "Eu tenho uma loja virtual de roupas íntimas femininas. As estratégias que aprendi no curso vão me ajudar na expansão do meu negócio", ressaltou.

O jovem Enzzo Gabriel Teixeira Lima está definindo os caminhos para abrir o seu próprio negócio e encontrou na capacitação uma ótima oportunidade para redefinir suas bases profissionais. "Tenho como inspiração meus amigos que têm lojas on-line de roupa de marca e eu quero abrir meu próprio negócio nessa linha, mas ainda estou estudando. O curso me ajudou com algumas estratégias de vendas, o que para mim é um bom começo", apontou.

Quem também está em fase de estudo para abrir um negócio próprio é Andressa Sousa Silva, 18 anos. "Estou terminando o meu ensino médio, então pretendo abrir um negócio próprio. Eu penso que para toda coisa que decidirmos fazer é necessário planejamento. Esse é o caminho que estou percorrendo, o do planejamento. O curso foi uma oportunidade muito rica, nesse sentido", destacou.