Governo do Tocantins certifica participantes do Programa Juventude Empreendedora em Araguaçu

Tocantins

10.08.2021

Cláudio Paixão/Governo do Tocantins

Marinalva, José Vitor, Louis Guilherme são moradores de Araguaçu e estão entre os cerca de 7.500 jovens tocantinenses que participaram da capacitação ofertada pelo Programa Juventude Empreendedora 2.1 e que começaram a receber as certificações nesta segunda-feira, 9. Em Araguaçu, 56 jovens participaram da capacitação.

O programa é realizado pelo Conselho Nacional da Juventude (Conjuve), em parceria com o Governo do Tocantins, por meio da Secretaria de Estado da Educação, Juventude e Esportes (Seduc) e da Agência de Fomento do Tocantins, da Besouro Agência de Fomento Social e do Fórum da Juventude da Comunidade dos Países de Língua Portuguesa (CPLP).

A titular da Seduc, Adriana Aguiar, destacou que a capacitação dos jovens abre as portas para novas oportunidades. "Muitos jovens têm o desejo de abrir o seu próprio negócio, mas não sabem por onde começar. Então entra o Programa Juventude Empreendedora, que dá as ferramentas necessárias para que eles possam realizar o sonho de abrir o seu próprio negócio. O conhecimento é fundamental para entrar no mercado", ressaltou.

O  diretor de Políticas para a Juventude, da Seduc, Pedro Reis, destacou que a adesão do Tocantins ao Programa Juventude Empreendedora visa abrir novas oportunidades para os jovens. "Uma demanda do mercado é a qualificação profissional. Com esse programa, estamos promovendo capacitação e criando meios para estimular os jovens a abrirem suas empresas com responsabilidade".

Aberto aos jovens de 17 a 29 anos, no Tocantins, a capacitação ocorreu em maio e foi dividida em 11 etapas, que abordam finanças, comunicação on-line e off-line, gestão de pessoas, entre outros. Esse projeto também conta com dicas e guias práticos para auxiliarem os novos empresários a sobreviverem à crise e encontrar uma nova oportunidade de geração de renda em 2021, mesmo em meio à pandemia.

O Programa Juventude Empreendedora 2.1 foi oferecido por meio da metodologia exclusiva ByNecessity®️, que revê o modelo tradicional de um plano de negócios e o adapta para pequenos negócios de forma a ser executado após os 5 dias de curso, que somam 20 horas da capacitação.

A partir da análise do seu contexto, o(a) aluno(a) passa pela construção do conceito de seu produto/serviço, ações de divulgação, pesquisa de mercado, projeção de vendas, fluxo de caixa, entre outros conteúdos. O que dá aos jovens a capacidade de transformar ideias em negócios, que serão mais capazes de sobreviver à crise gerada pela pandemia.

Resultados

Como parte da capacitação, os participantes deviam elaborar um plano de negócio para ser encaminhado para a organização do Programa Juventude Empreendedora 2.1, que selecionou os 50 melhores planos de jovens de todo o país. Desses, 10 foram de jovens tocantinenses, que terão uma oportunidade a mais, de uma consultoria que irá acompanhar cada um e que vai ajudar a colocar na prática o que aprenderam no curso.

Participantes

Marinalva dos Santos Aragão, 22 anos, tomou conhecimento da capacitação por meio de um amigo e não teve dúvida em participar. "Empreender é uma das minhas áreas de interesse, então eu vi no curso uma oportunidade para começar a transformar esse sonho em realidade. Eu quero abrir uma loja de roupa, e os conhecimentos repassados foram muito úteis", apontou.

Já José Vitor Santos, 21 anos, acredita que a realização profissional é resultado de uma soma de fatores. "Estou fazendo o curso de Educação Física e, futuramente, quero abrir uma academia, então, a capacitação me ajudou a dimensionar melhor esse universo do empreendedorismo e a perceber os caminhos que devo percorrer", ressaltou.

Louis Guilherme Victor Antony Ramos de Melo Costa, 17 anos, aluno da 2ª série do ensino médio, do Colégio Estadual João Tavares Martins, está vislumbrando além do seu tempo. "Eu sei que eu ainda tenho um tempinho até ingressar no mercado profissional, mas já estou me preparando. O empreendedorismo é a grande tendência da minha geração e eu quero abrir meu próprio negócio".