Tocantins
14.08.2025O Governo do Tocantins, por meio da Secretaria de Estado da Educação (Seduc), divulgou o edital da segunda edição do Prêmio PROFE nos Municípios, no âmbito do Alfabetiza Mais Tocantins, que integra o Programa de Fortalecimento da Educação (PROFE). A iniciativa irá premiar 39 escolas municipais que apresentarem os melhores resultados na avaliação de saída do Sistema de Avaliação da Educação Básica do Estado do Tocantins (Saeto), aplicado em 2025.
Cada unidade escolar vencedora receberá R$ 250 mil para investimentos estruturantes que contribuam para a melhoria do processo de ensino e aprendizagem.
A seleção das escolas será feita com base no desempenho dos estudantes do 2º e 5º anos do ensino fundamental em língua portuguesa e matemática. Cada Superintendência Regional de Educação (SRE) terá três escolas selecionadas, sendo uma por município, desde que elas atendam aos critérios estabelecidos no edital, como ter pelo menos 10 estudantes matriculados em cada uma dessas séries e garantir a participação mínima de 80% dos alunos nas avaliações.
A divulgação do resultado preliminar está prevista para fevereiro de 2026, seguida da análise de recursos e homologação do resultado final. Os recursos serão transferidos por meio de convênio com os Fundos Municipais de Educação ou diretamente às prefeituras, conforme disponibilidade.
O secretário de Estado da Educação, Fábio Vaz, destaca que a premiação representa um reforço estratégico no compromisso do Governo do Tocantins com a alfabetização e a qualidade da educação básica.
“A ação é uma estratégia do Programa Alfabetiza Mais Tocantins e PROFE nos Municípios para incentivar a melhoria dos indicadores educacionais, especialmente no 2º e 5º anos do ensino fundamental. Nosso objetivo é garantir que, até o fim de 2025, pelo menos 55% das crianças estejam alfabetizadas. Além disso, os bons resultados no Saeto também contribuem para aumentar a participação dos municípios no ICMS Educacional”, completou Fábio Vaz.
O edital completo pode ser acessado aqui.
Ana Luiza Dias/Governo do Tocantins