Tocantins
05.12.2025
O Governo do Tocantins, por meio da Secretaria de Estado da Educação (Seduc), divulgou nesta sexta-feira, 5, o resultado do Selo Escola Antirracista do Tocantins, que busca reconhecer e premiar ações pedagógicas voltadas à prevenção e ao enfrentamento do racismo, realizadas pelas escolas das redes estadual e municipal ao longo do ano letivo de 2025.
Recebem a certificação, as escolas que alcançaram no mínimo 60 pontos, conforme os critérios de pontuação do portfólio de evidências, enviado no ato da inscrição. Ao todo 54 unidades escolares conseguiram atingir a pontuação, destas 41 são da rede estadual e 13 de redes municipais.
A coordenadora do Núcleo de Educação Escolar Quilombola e Educação para as Relações Étnico-Raciais (NEEQ-ERER), da Seduc, Karoline Rebouças, reforça a importância de trabalhar a temática nas escolas. “Recebemos evidências de ações importantíssimas realizadas nas unidades escolares ao longo do ano letivo de 2025. Com a criação do Selo, o Governo do Tocantins busca o fortalecimento da identidade do nosso povo, a valorização da história africana, da cultura afro-brasileira, das comunidades tradicionais e dos povos originários. O intuito é que a gente tenha o combate ao racismo de forma mais efetiva no cotidiano e que consigamos reduzir os casos de racismo nas instituições de ensino, promovendo, assim, uma educação mais equitativa em todo o estado do Tocantins”, afirmou.
Confira a lista completa com todas as unidades certificadas pelo link.
Edição: Ana Luiza Dias/Governo do Tocantins
Gabriela Rossi/Governo do Tocantins