Governo do Tocantins é parceiro na realização do 1º ciclo formativo do Selo Unicef em Palmas

Tocantins

16.09.2025

O Governo do Estado, por meio da Secretaria de Estado da Educação (Seduc), é parceiro na realização do 1º Ciclo Formativo do Selo Unicef 2025-2028, que teve início nesta terça-feira, 16, e prossegue até quarta-feira, 17. O evento, realizado pelo Fundo das Nações Unidas para a Infância (Unicef) e pelo Instituto Peabiru, acontece de forma presencial, com a participação de representantes dos 139 municípios tocantinenses.

A Seduc integra a agenda de mobilização desta edição e atua como articuladora estadual do Selo, apresentando a metodologia aos municípios, divulgando o calendário das primeiras atividades e fortalecendo estratégias intersetoriais para a garantia dos direitos de crianças e adolescentes.

A meta da edição 2025-2028 é que os participantes assumam o compromisso de melhorar indicadores nas áreas de saúde e nutrição, educação, proteção social, prevenção às violências, água, saneamento, higiene e resiliência climática, tudo com foco na equidade étnico-racial e na promoção da inclusão de meninas e meninos em situação de vulnerabilidade.

A superintendente de Políticas Educacionais da Seduc, Márcia Brasileiro, representando o titular da Pasta, Hercules Jackson, comentou sobre o momento e os parceiros. “Estamos pensando estratégias para alcançar melhores indicadores. Esperamos que todas as crianças sejam atendidas de forma integral, contemplando todas as áreas. Hoje é um dia muito importante, em que todos os municípios estão juntos para esta primeira formação”, concluiu.

Edilene Borges, articuladora social do Selo Unicef para o Tocantins, destacou o avanço do programa no Estado. “É uma vitória ter os 139 municípios do Tocantins com a mesma proposta de melhoria. Queremos que todos continuem com esse trabalho até o fim, pois é com a união que iremos garantir os direitos das crianças. Cada um, com o seu trabalho, é fundamental para a melhoria dos índices”, enfatizou.

A estudante Ana Karollyne Alves Ferreira, do Colégio Militar Dona Anaides Brito Miranda, representando os Núcleos de Cidadania de Adolescentes (NUCAS) de Guaraí, falou sobre a satisfação em participar das discussões. “É motivo de alegria estar aqui. Essa participação, como adolescente, é digna, porque inspira outros jovens e toda a comunidade a olharem mais para a proteção de nossas crianças e adolescentes”, concluiu.

Advilson Rufino, presidente do Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente do município de Axixá, comentou sobre o encontro: “É um momento para troca de experiências com os demais municípios. Isso contribui para que cada um conheça as diferentes realidades, que podem ser adaptadas e trabalhadas na solução de problemas semelhantes”, pontuou.

O conselheiro José Wagner Praxedes, do Tribunal de Contas do Estado do Tocantins, destacou a abrangência do programa Selo Unicef. “É um programa de todos os Tribunais de Contas do Brasil. Queremos exercer nosso papel de orientadores aos municípios, com essas parcerias. O Unicef é uma política que abre caminhos para outras propostas de trabalho, e para mim é uma felicidade saber que todos os municípios do Tocantins aderiram a este Selo. O Tocantins já melhorou muitos índices e queremos melhorar ainda mais”, destacou.

Abrão de Sousa/Governo do Tocantins