Governo do Tocantins inaugura reforma e ampliação de escola em Barrolândia

Tocantins

08.08.2017

Fernanda Veloso/Governo do Tocantins

Na manhã desta segunda-feira, 7, o governador do Tocantins, Marcelo Miranda, e a secretária de Estado da Educação, Juventude e Esportes, professora Wanessa Zavarese Sechim, entregaram as obras da Escola Estadual Paulina Câmara no município de Barrolândia. Também participaram da solenidade o prefeito da cidade, Adriano Ribeiro, secretários de Estado, prefeitos de cidades vizinhas e vereadores locais.

O governador foi recebido por apresentações de dança e Karatê promovidas por alunos da Escola. Uma poesia agradecendo às melhorias da escola foi declamada em homenagem ao governador por uma aluna do 6º ano. A Orquestra Sanfônica Amor Perfeito, da Escola Estadual Vila União, de Palmas, também se apresentou.

O diretor da Escola, Marco Aurélio de Morais, afirmou que a reforma da unidade escolar era uma demanda antiga da comunidade. “Passamos por períodos difíceis, nossos alunos e professores mereciam melhores instalações. Estamos realizando um sonho”, completou.

A secretária Wanessa Sechim ressaltou que a entrega da obra da Escola Paulina é um fato visível e concreto na efetivação de uma educação de qualidade para todos. “Estou muito orgulhosa, como professora da rede estadual, por participar deste momento. Quando vemos as fotos da escola antes da reforma, com as condições em que os professores eram desafiados a ensinar, começamos a imaginar o quanto eles serão capazes de fazer com as novas instalações”, disse.

A gestora lembrou ainda que a reforma dessa escola faz parte de um conjunto de ações focadas na aprendizagem dos alunos. “A família sempre espera que a escola seja um ponto de partida para o futuro de seus filhos. E nós, com o envolvimento e comprometimento de nossos professores, estamos buscando a satisfação da população do Tocantins”, frisou.

O governador Marcelo Miranda se emocionou ao ser recepcionado no local por uma aluna. Ele destacou ainda que a educação é prioridade em sua gestão, juntamente com a segurança e a saúde. “Fiquei emocionado ao ser recebido na Escola Paulina Câmara pela aluna Eduarda e escutar dela a palavra ‘obrigada’. Sabemos que ainda temos desafios para melhorar os nossos índices educacionais, mas também sabemos que ações como essas são capazes de mudar e muito a trajetória dessas crianças”, pontuou.

O prefeito de Barrolândia, Adriano Ribeiro, agradeceu ao governador Marcelo Miranda pela aplicação dos recursos no município. “Nossa cidade precisava de melhorias, principalmente na nossa escola”, salientou.

Homenagem

Marcelo Miranda e Wanessa Sechim receberam uma homenagem da comunidade escolar, que foi entregue pela primeira diretora da escola, a professora Gilene Aquino Câmara, neta de Paulina Câmara - pioneira que deu nome à unidade escolar, e pela coordenadora pedagógica Maria Francisca, uma das servidoras mais antigas da Escola, há mais de 26 anos na instituição.

Obras

As obras da escola contemplaram a reforma e ampliação do prédio e tiveram um investimento de R$ 1.760.718,50. O processo foi custeado com recursos do Banco Mundial (Bird), por meio do Programa Estrada do Conhecimento (PEC), que faz parte do Projeto de Desenvolvimento Integrado e Sustentável (PDRIS). A Escola Paulina Câmara agora terá a capacidade de atender 490 alunos, sendo 245 em cada turno (matutino e vespertino) com turmas do 6º ao 9º ano.

Ainda no mês de agosto, o Governo do Tocantins entregará as obras de reforma e ampliação de mais uma escola no município de Pugmil, com o recurso do PDRIS, e uma no município de Porto Nacional, com recursos do Estado.

O Programa Estrada do Conhecimento contempla ainda escolas em mais cinco municípios, Aguiarnópolis, Aliança do Tocantins, Colinas do Tocantins, Wanderlândia e Pugmil.