Tocantins
13.11.2025
A Avaliação de Fluência Leitora, voltada aos estudantes do 2º ano do Ensino Fundamental da rede pública, será aplicada em todo território tocantinense até o dia 21 de novembro. A ação afere o desempenho dos alunos na leitura de palavras e textos em Língua Portuguesa, identificando o nível de desenvolvimento da leitura ao final do ciclo de alfabetização.
Os dados coletados são estratégicos para identificar o perfil dos estudantes e desenvolvimento das ações implementadas ao logo do ano. Na manhã desta quinta-feira, 13, os estudantes da Escola Municipal Degraus do Saber, de Palmas, realizaram a prova.
Welma Maria Milhomem Ribeiro da Silva, diretora da Escola Municipal Degraus do Saber, comentou sobre a avaliação. “Essa avaliação é essencial para compreendermos o crescimento dos estudantes entre a aplicação diagnóstica e esta, que é a avaliação de saída. A partir dos resultados, podemos definir novas estratégias para melhorar, ainda mais, o desempenho dos alunos”, destacou a diretora.
As estudantes Laura Maria Martins e Yasmim Coelho Maurício, da Escola Degraus do Saber. Laura Maria comentou. “Fiquei muito feliz em fazer a prova. Isso me ajuda a pensar melhor e entender as coisas. É como se as palavras ficassem na minha cabeça”, contou Laura.
Os estudantes Luís Thiago Alves dos Santos e Davi Lucas Gomes Brito também participaram da aplicação e demonstraram entusiasmo com a atividade. “Participei da primeira avaliação e agora estou animado para fazer de novo. Na anterior, achei fácil responder, mas espero um desafio maior desta vez”, afirmou Luís Thiago.
A fluência leitora vai além da simples leitura de palavras. Ela envolve expressividade, precisão e ritmo, permitindo que o estudante direcione sua atenção à compreensão e interpretação do texto. Quando a leitura se torna precisa o aluno desenvolve maior autonomia e confiança no processo de aprendizagem.
Quanto ao perfil de leitores e índice de fluência leitora, vale ressaltar que os resultados da avaliação classificam os estudantes em perfis de leitura, possibilitando intervenções pedagógicas direcionadas - pré-Leitor, considerando-se os níveis variando de 1 a 4. Na fase inicial da leitura, o estudante que ainda não lê até aquele que reconhece até 10 palavras; leitor Iniciante, como aquele que ainda depende de esforço na decodificação, o que pode dificultar a compreensão. Por fim, o leitor fluente que demonstra leitura consolidada, com foco na construção de sentidos do texto.
Baseado nos perfis acima, é calculado o Índice de Fluência Leitora (IFL), que considera o percentual de estudantes em cada nível, atribuindo pesos maiores aos de maior fluência.
Participação e abrangência
Na Avaliação Diagnóstica de Entrada de 2025, o Tocantins alcançou 97% de participação, com 20.124 estudantes avaliados. Para a Avaliação de Saída, estão previstos 21.011 alunos em todo o Estado, reforçando o compromisso das redes de ensino com a alfabetização na idade certa.
A mobilização das escolas é realizada pela articulação estadual, regional e municipal do Programa Alfabetiza Mais Tocantins, que integra a Parceria pela Alfabetização em Regime de Colaboração (PARC), firmada entre o poder público estadual e a Associação Bem Comum.
A aplicação é feita por professores agentes aplicadores, por meio de um aplicativo que grava a leitura dos estudantes, utilizando materiais impressos da plataforma PARC/CAEd.
A análise dos dados é conduzida em parceria técnica com o Centro de Políticas Públicas e Avaliação da Educação da Universidade Federal de Juiz de Fora (CAEd/UFJF), garantindo a qualidade e a confiabilidade dos resultados.
A Avaliação de Fluência Leitora integra as ações da Parceria pela Alfabetização em Regime de Colaboração (PARC), que apoia o Tocantins na implementação de uma política robusta de melhoria dos indicadores de aprendizagem nos Anos Iniciais do Ensino Fundamental, com foco na alfabetização na idade esperada.
Abrão de Sousa/Governo do Tocantins