Governo encerra ciclo de encontros sobre educação emocional com famílias de alunos da rede estadual

Paraíba

09.11.2015

A dificuldade de acesso não impediu que a emoção das famílias dos alunos da Escola Estadual Campo de Sementes e Mudas, localizada em Cruz do Espírito Santo, fosse acessada de maneira transformadora. A estrada de terra cercada por um denso canavial foi enfrentada pelas 32 mães que estiveram presentes no último encontro sobre Educação Emocional e Social para Família e Comunidade promovido pela Secretaria de Estado da Educação (SEE), em parceria com a metodologia Liga Pela Paz.

Durante o encontro, a mãe de três filhos, Rosilda Amaro, entendeu e aplicou em casa tudo que aprendeu. “Eu gritava muito com meus filhos e eles diziam para eu não gritar e pedir por favor. Hoje eu não grito mais e peço por favor. Só tenho a agradecer à escola; esses encontros foram muito educativos”. A professora do 5º ano, Maria da Conceição, também percebeu a transformação na vida dos seus alunos. “Eles não conseguiam se relacionar, estavam sempre brigando e falando palavrão. Hoje eles não falam mais e fazem trabalhos em grupo com os colegas”.

O tema “Família e a construção da autoestima” foi conduzido pela diretora Edineuza de Oliveira com a dinâmica do elogio e com a entrega dos certificados de participação e de lembranças produzidas pela escola para as mães. “Durante os encontros, ouvimos muitas vezes que a solução que as mães usavam era bater nos filhos, muitas delas chegaram aqui ásperas, mas percebemos mudança, elas venceram a resistência e já olham para os filhos com paciência”, afirmou Edineuza.

“Trazer as famílias para dentro da escola era um sonho da equipe da Liga Pela Paz que foi compartilhado com a Secretaria de Estado da Educação e este sonho foi realizado. A gente espera que tudo que foi dito fique no coração e na mente de vocês e que cada um continue participando da vida da escola”, declarou a consultora pedagógica da Liga Pela Paz, Caren Domingues.

Encontros de Educação Emocional e Social para Família e Comunidade – Ao todo estão envolvidas 622 escolas da rede estadual de ensino de 187 municípios paraibanos das 14 Gerências Regionais de Educação (GRE), beneficiando, aproximadamente, 180 mil famílias de alunos do Ensino Fundamental e da Educação de Jovens e Adultos (EJA) da rede estadual de ensino.

Nos encontros não são discutidos assuntos relacionados à rotina da escola, mas temas que remetem à reflexão sobre o diálogo, autoestima e perdão, que são trabalhados com os pais dos alunos.

Desde 2014, a metodologia Liga Pela Paz, em parceria com o Programa Primeiros Saberes da Infância (PSI), deu início a uma nova fase da escola pública paraibana: a criação de uma cultura de paz e não violência nas escolas.

A Inteligência Relacional é uma organização cujo foco principal está voltado à Educação, particularmente, à Educação Emocional e Social no contexto da redução da violência e melhoria da aprendizagem de crianças, jovens e adultos. Fundada em 1992, é pioneira no Brasil em pesquisa, criação de material pedagógico, formação de educadores e desenvolvimento comunitário.

http://paraiba.pb.gov.br/governo-encerra-ciclo-de-encontros-sobre-educacao-emocional-com-familias-de-alunos-da-rede-estadual/