Governo encerra seminário sobre ética, educação e cidadania com oficinas para 300 alunos

Paraíba

19.07.2016

Cerca de 300 alunos da Escola Estadual Técnica Integral Erenice Cavalcante Fidelis, em Bayeux, participaram, nesta terça-feira (19), do encerramento do I Seminário Paraibano sobre Ética, Educação e Cidadania. Na sede da escola, eles aprenderam, em oficinas de fotografia, artes cênicas e quadrinhos, várias formas de mostrar à sociedade a importância do debate sobre o combate à corrupção. À tarde, os trabalhos foram apresentados.

A secretária executiva da Gestão Pedagógica da Educação, Roziane Marinho, participou do evento e destacou a importância da participação dos alunos na discussão. O estudante Joalison da Silva, que tem 16 anos e é aluno de design de móveis, participou da oficina de artes cênicas. “Aproveitamos a oficina para retratar a corrupção escolar, que faz parte do nosso dia a dia e muita gente nem percebe”, falou. “Estamos debatendo o futuro da sociedade, e para isso precisamos entender que o combate à corrupção não está só na política, mas também em casa, na escola”, acrescentou.

O aluno de Mecânica, Weber de Assis Souza, de 15 anos, preferiu participar da oficina de quadrinhos. “Eu sempre gostei de desenhar e vim aperfeiçoar as técnicas do desenho, usando uma temática de grande relevância pra minha vida e de toda a sociedade”, declarou o aluno, que desenvolveu uma história em quadrinhos sobre compra de votos.

Já a aluna Brenda Lee de Albuquerque, que também tem 15 anos e estuda design de móveis na escola, esteve na oficina de fotografia. “Fiquei em dúvida sobre quadrinhos ou fotografia, mas minha paixão pelas fotos é bem maior, por isso decidi participar dessa oficina e fazer com que as pessoas possam refletir sobre o combate à corrupção por meio da imagem parada”, explicou.

Para o professor Danton Dantas, que ensina o curso de design de móveis na escola, o seminário mostra o verdadeiro sentido de uma unidade de ensino voltada à cidadania. “Vemos, por meio das oficinas, que os alunos estão bem ligados ao debate político e discutem, de forma madura, assuntos que fazem parte do cotidiano deles”, disse.

Ciclo de Debates – O I Seminário Paraibano Sobre Ética, Educação e Cidadania surgiu a partir dos Ciclos de Debates das Escolas Cidadãs Integrais e Técnicas, por meio dos quais foram discutidas várias temáticas, entre elas: empregabilidade; Relações Étnico-Raciais e Bullying. Durante essas discussões surgiu a temática Corrupção como uma forte motivação para debate no contexto de Ensino Médio das escolas da rede estadual de ensino.

O Seminário começou na segunda-feira (18), com uma solenidade no Teatro Paulo Pontes, organizada pela Secretaria de Educação do Estado, em parceria com o Ministério Público Estadual. O evento contou com a participação do ex-ministro da Educação e atual professor da Universidade de São Paulo (USP), Renato Janine.

Na oportunidade houve o lançamento do concurso “Curta Jovem: O Olhar Jovem sobre a Corrupção”, projeto voltado para que estudantes e professores da rede estadual de ensino desenvolvam um filme, de no máximo 5 minutos, sobre o tema de ética e enfrentamento à corrupção. O concurso foi lançado pelo secretário da Educação, Aléssio Trindade.

http://paraiba.pb.gov.br/escola-estadual-tecnica-de-bayeux-encerra-seminario-sobre-corrupcao-com-oficinas/