Governo entrega revitalização do Colégio Acreano e vouchers do fardamento escolar

Acre

20.06.2022

O governo do Estado realizou na manhã da última terça-feira, 14, a entrega da revitalização do Colégio Acreano e também dos vouchers do fardamento escolar. O ato ocorreu na quadra da escola e contou com a presença do governador Gladson Cameli, que estava acompanhado do secretário de Educação, Cultura e Esportes (SEE), Aberson Carvalho.

Da solenidade participaram, ainda, o senador Eduardo Veloso; o deputado José Bestene; a deputada Meire Serafim; o chefe da Casa Civil, Jonathan Donadoni; a secretária de Saúde (Sesacre), Paula Mariano; diversas outras autoridades; além de pais, professores e alunos.

Em relação à revitalização do Colégio Acreano, o principal aspecto, além da reforma da cobertura, de outros espaços e da pintura, é o resgate histórico, sobretudo da cor marrom, tradicional do Colégio, que no próximo dia 17 de julho completa 89 anos de fundação.

Já sobre a entrega dos vouchers, esta começou pelos alunos do Colégio Acreano e vai chegar a 144.600 estudantes de todo o estado. Trata-se de uma autorização para que os pais possam ir às malharias autorizadas, onde irão retirar, de forma gratuita, os uniformes de seus filhos.

Os alunos do ensino fundamental anos iniciais, recebem, cada um, duas camisas e um short (menino) ou short-saia (menina). Já os alunos do ensino fundamental anos finais e do ensino médio recebem, cada um, duas camisas e uma calça, uma relativa economia para o bolso dos pais.

“Estamos fazendo a nossa obrigação. São mais de 144 mil uniformes para todos os alunos da rede estadual de ensino e, com isso, fazemos com que cada pai, cada mãe consiga poupar do seu orçamento”, fez questão de dizer o governador.

Outra boa notícia dada pelo governo foi a respeito da recuperação das quadras, tanto na capital quanto no interior. “Para que nossa juventude tenha locais adequados para praticar esportes”, afirmou.

Kit escolar e tablets

Além da entrega dos vouchers do fardamento escolar, o secretário Aberson Carvalho (SEE), fez questão de contar que o governo do Estado também trabalha para entregar aos estudantes um kit pedagógico que ajudará os pais a economizar ainda mais na aquisição do material escolar.

Outra novidade anunciada pelo secretário diz respeito à entrega de tablets para os alunos do ensino médio. Segundo ele, serão mais de 44 mil estudantes contemplados com a ação, que tem a finalidade de realizar a recomposição do ensino, de forma remota, de conteúdos que não foram trabalhados durante a pandemia.

“Somente a entrega dos vouchers são investimentos que chegam a quase R$ 15 milhões, que o governo do Estado está realizando, e esta distribuição está iniciando hoje aqui pelo Colégio Acreano, mas nos próximos dias estarão chegando a todas as escolas de todos os municípios do interior”, disse o secretário.

Comemorações

No dia 17 de julho do ano de 2023 o Colégio Acreano completará 90 anos de fundação e, de acordo com o diretor, professor Thiago Alves do Vale, as comemorações já iniciaram pela revitalização do espaço que trouxe novamente a cor marrom, que é  a tradicional do colégio.

As comemorações em torno dos 90 anos  seguirão com a revitalização do auditório, que terá a troca de poltronas e estofamentos, além de diversas outras atividades. “Fazia 20 anos que não se mexia, por exemplo, na parte elétrica, e a recuperação do nosso espaço é fundamental”, disse ele.

“Essa revitalização tem toda uma representação social porque traz uma questão de pertencimento, que passa de geração para geração, além de um trazer um sentimento de saudade, já que a cor marrom é um patrimônio histórico do nosso colégio, é uma cor que nos faz viajar e ter essa sensação de nostalgia”, destacou o diretor.

Sobre os vouchers entregues pelo governador Gladson Cameli aos pais dos alunos, o diretor enfatizou que trata-se de uma praticidade muito grande.

“Agora os pais irão diretamente na malharia e ela vai entregar conforme o gosto e o corpo do aluno,  e vai evitar transtornos, sem falar na clareza do processo, já que os pais irão participar, as malharias irão participar e vai envolver um número maior de sujeitos”, frisou.