Governo do Acre garante merenda escolar na conclusão de ano letivo

Acre

14.01.2022

Desde o retorno das aulas presenciais, em outubro, a Secretaria de Estado de Educação, Cultura e Esportes (SEE) vem distribuindo os gêneros alimentícios que compõem o cardápio da merenda escolar. Segundo informações do departamento de Alimentação e Nutrição Escolar, cerca de 140 mil alunos foram atendidos nas escolas da rede pública de ensino do Estado, com mais de oitenta variedades de alimentos entre perecíveis e não perecíveis.

Conforme explica o chefe do departamento, Hézio Figueiredo a última distribuição de itens não perecíveis foi realizada no dia 13 de dezembro para abastecer as escolas por 5 semanas. “Ou seja, até o final da semana essa entrega continua atendendo. Em relação às proteínas a quantidade entregue é para 4 dias. Assim, a cada semana elas atendem 4 refeições com frango ou carne”.

Em Senador Guiomard, por exemplo, três escolas foram visitadas pela equipe da secretaria para verificação dos estoques. Na escola cívico-militar Adalci Simões da Costa, a gestora Maria Antonia Pacifico mostrou o depósito e afirmou que “a quantidade de alimentos não perecíveis que temos é suficiente para concluirmos o ano letivo, além dos perecíveis que chegam semanalmente”.

A professora Ana Melo, gestora da escola Diva Pereira de Souza conta que também tem merenda suficiente para o término do ano letivo 2021. “Temos bastante perecíveis e a merenda que tem é suficiente para esse último período, graças a Deus. Os alunos amam a merenda, nossas merendeiras são caprichosas e sempre temos esse cuidado de fazer um cardápio bem reforçado pra eles”, destaca.

Preparações como cuscuz com ovos, frutas, mungunzá, carne bovina picadinha, galinhada, saladas, pão com queijo e mingau de banana comprida são oferecidas para os alunos matriculados na rede estadual.

“De acordo com o compromisso que o governo do Estado assumiu, nós construímos um cardápio bem variado e equilibrado, sendo oferecido não só o biscoito, a bolacha e o café com leite ou suco, previsto de 1 a 2 vezes por semana, no máximo, mas principalmente preparações reforçadas com a carne, o frango, acompanhados do arroz, do macarrão e da farofa que todo acreano gosta”, destaca a nutricionista da SEE, Lorena Lima.

Tiago Ribeiro, coordenador administrativo da Escola militar 15 de junho conta que a maioria dos alunos é de baixa renda e alguns não têm uma refeição completa em casa “então a gente procura sempre servir comida mesmo na merenda: arroz, feijão, carne, frango, sopa e não tivemos problema com a entrega, nosso estoque está devidamente abastecido e com itens suficientes”, finaliza.

Por: Érica Torres

Foto: Márcia Moreira