Governo inicia celebração do aniversário de Paulo Freire com secretarias de Educação do Nordeste

Rio Grande do Norte

18.09.2020

Patrono da educação brasileira, Paulo Freire é um dos pensadores nacionais com maior reconhecimento no mundo. O próximo dia 19 marca os 99 anos de nascimento do educador pernambucano. Para celebrar a memória de Freire, o Governo do Estado iniciou um ciclo de debates online nesta quinta-feira (17).

A primeira live, transmitida no canal da Secretaria de Estado da Educação, da Cultura, do Esporte e do Lazer (SEEC) no Youtube, contou com a participação da governadora Fátima Bezerra e secretários e representantes das pastas da educação dos estados nordestinos. O grupo debateu a importância de Paulo Freire e de seus ensinamentos para os tempos atuais.

Em seu pronunciamento, a governadora e professora Fátima Bezerra relembrou a conexão de Freire com o Rio Grande do Norte, a partir da experiência de alfabetização coordenada por Freire na cidade de Angicos em 1963. E destacou ainda que o legado do educador é um farol para todos. “Ele é uma referência para todos nós até hoje, aqueles que sabemos o papel estratégico da educação na defesa da democracia. E merecidamente é o brasileiro mais premiado mundo afora, que nos inspira para resistir e continuar a luta pela educação pública”, afirmou ela.

A chefe do Executivo potiguar complementou sua fala ressaltando que a política educacional do RN seguirá trilhando os caminhos da educação emancipadora e democrática, com ações como a instituição da eleição direta para a Universidade do Estado do RN (UERN) até a política de erradicação do analfabetismo. “O analfabetismo é uma dívida secular do estado com o direito à educação. Abraçamos o compromisso de enfrentar a chaga do analfabetismo que infelizmente ainda permeia a nossa realidade”, pontuou Fátima Bezerra.

O titular da SEEC, Getúlio Marques, destacou que a política educacional potiguar ecoa as obras do educador nascido no Recife, especialmente no desafio de vencer o analfabetismo no estado, que conta com mais de 400 mil analfabetos. “Paulo Freire é uma ideia, um importante referencial para a educação que queremos: emancipadora, plural e popular, como pede nossa governadora Fátima Bezerra”, disse Marques.

Os representantes dos demais estados nordestinos saudaram a ação potiguar para celebrar o legado de Paulo Freire, como uma abertura das comemorações do centenário em 2021. O secretário da Educação do Estado da Bahia, Jerônimo Rodrigues, ressaltou as contribuições de Paulo Freire para a Educação do Brasil. “Celebrar agora 99 anos e daqui a pouco 100 anos é, na verdade, uma boa referência para nós que, neste Brasil, estamos vivendo um momento difícil da democracia e da inclusão. A atitude de Paulo Freire revelou coragem e um projeto de alfabetização e de educação inclusiva. Nós temos de um lado o grande desafio de seguir, manter e ampliar o que Paulo Freire nos escreveu, nos ensinou e nos orientou. Mas, ao mesmo tempo, este desafio se torna leve porque a própria atitude dele nos orienta, ensina e guarda. Então, é muito prazeroso celebrar o ano preparatório de 100 anos e nós aqui também estamos celebrando, em 2020, os 120 anos do baiano Anísio Teixeira”.

“Todos os ensinamentos dele ainda nos inspiram, vemos um pouco de Paulo Freire todo dia no trabalho”, comentou o secretário de educação de Pernambuco, Fred Amâncio. “Enquanto nordestinos precisamos defender a permanência de Paulo Freire como nosso patrono, no nosso fazer educativo, (...) porque acreditamos na escola pública. É possível fazer com que a educação seja esse espaço de transformação”, completou a assessora especial da secretaria de educação do Ceará, Elizabete Araújo.

Entre os secretários estaduais de educação estiveram na live Jerônimo Rodrigues (BA), Fred Amâncio (PE), Claudio Furtado (PB). E representaram as secretarias estaduais Elizabete Araújo (CE), Rosejane Farias Pinto (MA), Viviane Holanda (PI) e Ana Lúcia Muricy (SE).

AS 40 HORAS DE ANGICOS

A chefe da 8ª Diretoria de Educação e Cultura (Direc), Marileide Matias, também participou da live. A diretoria, que idealizou o ciclo de lives, é sediada no município de Angicos, onde ocorreu a experiência das 40 horas de Angicos. “O dia de hoje nos enche de esperanças, sinto-me privilegiada por estar vivendo este momento”, disse Matias, ressaltando que a comemoração do centenário do educador em 2021 deverá contar com extensa programação no RN.

O evento virtual foi encerrado com um vídeo do paraibano Chico César apresentando as músicas Béradêro, que cita Paulo Freire, e Inumeráveis, em parceria com o poeta cearense Bráulio Bessa, que homenageia as vítimas da Covid-19.

Ainda estiveram presentes o diretor-geral da Fundação José Augusto, Crispiniano Neto, que apresentou um poema escrito em homenagem ao educador, a secretária-adjunta da SEEC, Márcia Gurgel, a coordenadora de desenvolvimento escolar, Glauciane Pinheiro, a coordenadora das Diretorias Regionais de Educação e Cultura (Direcs), Magnólia Morais, e o assessor do Consórcio Nordeste, Sérgio Caetano.

O ciclo de lives seguirá até sábado, com uma live por dia, às 15h, no endereço https://www.youtube.com/SEECRNOficial. Nesta sexta-feira (18), o tema será “A Pedagogia Freiriana e as Práticas Pedagógicas”, com os educadores Carlos Brandão, Marcos Guerra, Walter Omar, Valquíria Félix, Inez Muniz e mediação de Liz Araújo, coordenadora de Educação de Jovens e Adultos (EJA) da SEEC.

O terceiro dia, na data de aniversário de nascimento do autor de Pedagogia do Oprimido, está reservado para a discussão sobre vida e obra de Freire. Com a mediação da secretária-adjunta de Educação do RN, Márcia Gurgel, a live terá como palestrantes os educadores Roberto Padilha e Nathércia Lacerda e o ex-ministro da Educação, Fernando Haddad.