Governo Presente: “Agora posso seguir meu sonho de ser professor”, celebra aluno ao receber certificado do Ensino Médio

Amazonas

30.08.2025

A Secretaria de Estado de Educação e Desporto Escolar participou da 21ª edição do programa Governo Presente neste sábado (30/08), na Escola Estadual Coronel Pedro Câmara, bairro Compensa, zona oeste de Manaus  com serviços como o Seduc Atende, agendamentos para o Provão Eletrônico, entregas de certificados de conclusão do Ensino Fundamental e Médio, além da atuação das equipes do Busca Ativa e do programa Pé-de-Meia.

Entre os atendimentos realizados neste sábado,  a entrega do diploma de conclusão do Ensino Médio a Ronald Quintana, que buscou no Provão Eletrônico a oportunidade de validar sua formação escolar e dar continuidade à trajetória acadêmica, marcou o dia. Venezuelano, Ronald é natural de Caracas e está em Manaus há dois anos. 

Ronald retornou aos estudos no Brasil a partir da Educação de Jovens e Adultos (EJA), descobriu o exame e, em apenas um mês, conseguiu se preparar, realizar a prova e retirar o certificado.

“Agora posso seguir meu sonho de ser professor. Na Venezuela eu estudava Engenharia de Alimentos, mas aqui quero seguir outro caminho. Meu sonho é cursar História. Já estou inscrito no Enem e o diploma me abriu essa porta. Vou em busca desse sonho. Quero fazer o que amo!”, comemorou Ronald.

A secretária executiva adjunta do Interior, Ana Maria Araújo, destacou a importância da participação da secretaria na iniciativa. “O Governo Presente mobiliza todo o governo, nós atendemos mais de 400 mil alunos em todo o estado, e esse quantitativo exige um esforço de retirada de dúvidas e de orientações à população”, afirmou a secretária

Em 2024, a Secretaria de Educação realizou cerca de 2 mil atendimentos nas edições do Governo Presente. Para este ano, o foco segue sendo a ampliação de serviços essenciais, aproximando a rede estadual da comunidade.

Além da entrega de certificados, a Secretaria também disponibilizou o serviço do Busca-Ativa Escolar, que atua com estratégias de combate à infrequência, e uma equipe do Pé-de-Meia, programa do Governo Federal que oferece auxílio financeiro a estudantes de baixa renda, esclarecendo dúvidas da população.



TEXTO: Luiggi Bacelar

FOTOS: Euzivaldo Queiroz/ Secretaria de Educação