Governo promove 1º Seminário Paraibano sobre Ética, Educação e Cidadania

Paraíba

15.07.2016

O Governo do Estado, por meio da Secretaria de Estado da Educação (SEE), promove nos dias 18 e 19 de julho, o 1º Seminário Paraibano sobre Ética, Educação e Cidadania como parte do Ciclo de Debates da Escola Cidadã Integral e Técnica. A abertura será nesta segunda-feira (18), no Teatro Paulo Pontes, no Espaço Cultural, Tambauzinho em João Pessoa, às 9h.

A solenidade abertura contará com a presença do secretário de Educação da Paraíba, Aléssio Trindade, que irá traçar os objetivos, a agenda proposta e lançar ainda o concurso “Curta Jovem: O Olhar Jovem sobre a Corrupção”.

Programação - As atividades seguem com apresentações culturais e mesas-redondas. A primeira a ser proferida será sobre “Um olhar educacional sobre a corrupção”, pelo Procurador Geral de Justiça do Estado da Paraíba, Bertrand Asfora. Depois será a vez do procurador da República, José Godoy Bezerra, palestrar sobre “Escola e Cidadania”. Por fim, a procuradora da Educação, Ana Raquel Beltrão, participará da mesa-redonda “O bullying escolar na promoção da cidadania”.

O encerramento do primeiro dia está programado para as 12h, com uma conferência sobre “Ética e Cidadania”, defendida pelo ex-ministro da Educação e atual professor da Universidade de São Paulo (USP), Renato Janine.

Na terça-feira (19), no horário das 9h às 17h, na ETE em Bayeux, os envolvidos poderão participar das oficinas de criação para produção de conteúdos sobre o enfrentamento à corrupção que serão ofertadas em parceria com o Centro Estadual de Artes (Cearte) e a Fundação Espaço Cultural da Paraíba (Funesc).

Os interessados poderão participar da oficina de Fotografia que será ministrada pelo professor Rodrigo Quirino, formado em Cinema pela Universidade Federal da Paraíba (UFPB). Também há vagas para a oficina HQ Funesc, ministrada pela professora Thaís Gualberto. Ela é formada em Arte e Mídia pela Universidade Federal de Campina Grande (UFCG).

Já o Cearte estará promovendo a oficina de Danças Urbanas com o artista e pesquisador, professor Vant Vaz e, ainda, o curso de Artes Cênicas pela mestra em Educação e doutora em Teatro, a professora Celly de Freitas.

O 1º Seminário Paraibano sobre Ética, Educação e Cidadania é uma realização do Governo do Estado, Secretaria de Gestão Pedagógica (Segep), Escola Cidadã Integral, Ministério Público Federal (MPF) e Ministério Público do Estado da Paraíba (MPPB).

http://paraiba.pb.gov.br/governo-promove-1o-seminario-paraibano-sobre-etica-educacao-e-cidadania/