Governo realiza Jogos Escolares Piauienses

Jogos Escolares

17.08.2017

A abertura oficial dos Jogos Escolares Piauienses (JEPs) aconteceu na quarta-feira (16), no Instituto Federal do Piauí (IFPI - Campus Teresina Central), com apresentação de todas as equipes esportivas das modalidades futsal, voleibol, vôlei de praia, handebol, basquete, tênis de mesa, badminton, atletismo, natação, xadrez e judô das escolas públicas, privadas e centros federais que participarão da competição.

Ao todo, 1.779 alunos/atletas das redes de ensino públicas e privadas, da capital e do interior, participam dos jogos. Da educação pública estadual, cerca de 500 estudantes das 21 gerências regionais do estado, participam dos JEPs.

Durante a solenidade de abertura dos jogos, aconteceram apresentações de ginástica rítmica conjunto livre e corda; solo, essência dos movimentos, da academia de dança By Berna Ballet; ginástica rítmica individual com fita e apresentação de dança solo contemporânea. Os hinos do Brasil e Piauí foram entoados pelo cantor piauiense Ostiga Jr. Na oportunidade, a estudante Aline Conrado do CETI Júlia Nunes Alves, fez uma homenagem a Teresina pelos seus 165 anos.

Para o coordenador estadual de juventude, Vicente Gomes, que representou o governador do estado Wellington Dias na solenidade, é importante que os estudantes curtam o momento. "Lembro-me dos meus tempos de atleta, onde tive a oportunidade que vocês estão tendo hoje, então joguem com muito otimismo, esperança e garra. Cada um de vocês é um vencedor, o governo do estado fez o maior esforço para poder realizar esse momento tão importante na vida de vocês, então aproveitem", disse o coordenador.

Esta é a terceira etapa dos jogos escolares. A primeira foi o torneio interclasse, que acontecue nas escolas; a segunda aconteceu com os campeonatos regionais do interior do estado, através das GREs. E a última etapa, que é a nacional, são os Jogos Escolares da Juventude que esse ano acontecem em Curitiba (PR), com a primeira fase de 12 a 14 anos no período de 12 a 21 de setembro e em Brasília (DF) a segunda fase, de 15 a 17 anos, no período de 16 a 25 de novembro.

De acordo com o superintendente de Ensino Superior da Seduc, Ellen Gera, que representou a secretária de Estado da Educação, Rejane Dias, sem esporte não há educação. "É um momento muito importante para a Secretaria de Estado da Educação permitir que cada estudante esteja aqui. É uma satisfação da Seduc, e poder compartilhar com todas as escolas do estado, entre o Instituto Federal e escolas particulares torna o evento muito mais grandioso, onde podemos descobrir jovens talentos no esporte piauiense", completa Ellen.

A competição acontece de 16 a 19 desse mês nas diversas modalidades no masculino e feminino nas quadras poliesportivas e espaços esportivos de Teresina.

"É extremamente importante o jovem estar inserido nas atividades esportivas na escola, eleva a autoestima e melhora o desempenho acadêmico. Participar de eventos como este então, é fundamental. A Seduc coordena as fases do interior com suas gerências regionais, e a FUNDESPI, por sua vez coordena a terceira fase que acontece na capital Teresina, onde iniciamos hoje", afirma Paulo Martins presidente da FUNDESPI.

Os jogos do futsal acontecem na UFPI, IFPI centro e sul, na SEMEL e na U. E. Benjamin Batista. O Voleibol e voleibol de praia na AABB. Já o handebol acontece no Liceu Piauiense, o basquete no Diocesano, tênis de mesa e Badminton na Vila da Paz, atletismo na UFPI, natação no clube Círculo Militar, xadrez na U. E. Benjamin Batista e o judô no Centro de Treinamento Sarah Meneses e algumas modalidades já iniciam as partidas hoje a tarde.

O estudante Jean Roberto da Unidade Escolar Presidente Vargas de Baixa Grande do Piauí, afirma estar ansioso pelo início dos jogos. "É a primeira vez que participo de uma competição desse nível e não vejo a hora de começar a jogar", disse bastante animado o atleta de 14 anos.

Já no final da solenidade, o fogo olímpico foi conduzido por estudantes da rede pública estadual, que jogam handebol pelo Caic Balduíno, e a pira olímpica foi acesa por uma atleta do colégio Certo. Os Jogos Escolares Piauienses de 2017 são realizados pelo Governo do Estado do Piauí, por  meio da Fundação dos Esportes do Piauí (Fundespi), em parceria com a Secretaria de Estado da Educação (Seduc).