Gratuito: preparatório para o ENEM é oferecido na Escola de Referência em Ensino Médio Vila Rica

Pernambuco

20.06.2019

Todos sabem o quanto é árdua a rotina de estudos para os jovens que querem entrar nas universidades. Pensando em facilitar a vida dos estudantes, Alesson Santana, ex-aluno da Escola de Referência em Ensino Médio (EREM) Vila Rica, Pedro Henrique, professor de História, e Sara Raysa, professora de Química, deram início ao Pré - acadêmico Objetivo, cursinho preparatório para o Exame Nacional do Ensino Médio (ENEM). As aulas acontecem aos sábados sábados e domingos, das 8h às 12h, e são oferecidas de gratuitamente para a comunidade. O curso, que também tem um polo na EREM Saturnino de Brito, em Porta Larga, já contabiliza 100 estudantes matriculados, sendo 50 em cada polo.

As atividades, que tiveram início em 2018, logo ganharam reforço de mais professores voluntários. Hoje, o cursinho conta com dez docentes - alguns ex-estudantes da EREM Vila Rica - que trabalham todas as disciplinas exigidas no exame. “Sou morador da comunidade e vivencio corriqueiramente as dificuldade do bairro, sempre senti a necessidade de um pré-vestibular solidário, já que a população do bairro é, em sua maioria, carente. Assim sendo, decidi criar este projeto para mudar a realidade da região”, pontua Alesson.

Os simulados do curso acontecem a cada três meses, com dois simulados gerais de todas as disciplinas juntas durante o ano. Em julho, no período do recesso escolar, o Pré-acadêmico realizará um intensivo com aulas revisão para que novos estudantes possam realizar as matrículas e acompanhar a turma sem perder conteúdo. “Nosso objetivo é o de ajudar nossos alunos a alcançarem seus próprios objetivos, estamos lhes oferecendo a oportunidade de estudar com professores qualificados, de forma gratuita, pois sabemos que a grande maioria deles não possuem condições de pagar por um pré-vestibular na área privada”, ressalta Pedro Henrique. Na mesma escola, em agosto, acontecerá a “Feira de Profissões”, onde serão convidados profissionais de diversas áreas. A programação da ação contará  com palestras e momentos dedicados às principais dúvidas das profissões.

O curso causa grande impacto na comunidade e a aproxima ainda mais da escola. “O cursinho não só aumentou meus conhecimentos gerais, como também me deu a chance de entrar na Universidade Federal de Pernambuco (UFPE). Sou extremamente grata a cada um dos professores que me motivaram a estudar cada vez mais e a continuar essa jornada de aprendizagem. O cursinho ainda me ajuda muito, pois estou prestes a fazer o ENEM novamente para tentar entrar um outro curso superior. Desejo, um dia, também repassar as lições que aprendi aqui para outras pessoas”, fala a estudante Vitória Jeniffer.