Grêmio Estudantil: Chapa “Unidos, venceremos!” é eleita na Escola Estadual João Ponce de Arruda

Mato Grosso do Sul

05.04.2024

Os estudantes do 6º ao 9º ano do ensino fundamental e do 1º ao 3º ano do ensino médio da Escola João Ponce de Arruda, que oferta educação em tempo integral, em Três Lagoas, participaram, no dia 02 de abril, das eleições do Grêmio Estudantil.

No período eleitoral aconteceram as assembleias e divulgações das chapas.  As eleições foram compostas por quatro chapas e venceu a chapa número 02 “Unidos, venceremos!”

 Escolas de diferentes níveis educacionais são, em todo o momento, envolvidos em questões políticas dentro da instituição. Isso faz com que esses indivíduos assumam mais do que apenas a figura de estudantes com o único objetivo de aprender os conteúdos das aulas. Esses estudantes participam de discussões, ações, assumindo posicionamentos e tendo local de fala. O grêmio estudantil é a entidade que representa os estudantes em suas unidades escolares..

É possível dizer que o Grêmio pode ser comparado a uma espécie de “sindicato dos estudantes”. A figura dessas entidades acaba sendo importante para destacar o papel dos jovens na Gestão Escolar. “Dessa forma, os grêmios estudantis têm o poder de fazer com que os alunos assumam uma posição de protagonismo nas decisões e no modelo educacional e da gestão das instituições”, menciona diretora Carmem Eliana Garcia.

Criação

A legislação brasileira não obriga a existência do grêmio nas escolas, portanto, a Lei nº 7.398 de 1985 garante a possibilidade de criação das entidades em instituições de ensino, desde que as organizações dos alunos ocorram na forma de entidades autônomas representativas dos interesses dos estudantes. Com isso, os grêmios representam o corpo discente de uma instituição no que diz respeito a finalidades educacionais, culturais, cívicas esportivas e sociais.

O principal objetivo do Grêmio Estudantil é levar as demandas dos estudantes para professores, coordenação, direção e comunidade escolar. O grêmio também tem participação importante nas decisões que impactam diretamente na vida escolar, representando os interesses dos alunos nas reuniões dos representantes de classe, do conselho escolar e da associação de pais e mestres.

Adersino Junior, SED

Fotos: Arquivo escolar