Grêmios estudantis debatem ações de prevenção ao suicídio com estudantes e professores

Mato Grosso

29.09.2023

Grêmios Estudantis de 21 escolas da Rede Estadual de Ensino em Rondonópolis realizaram ações de campanha de prevenção ao suicídio, em alusão ao "Setembro Amarelo". Durante as ações, a comunidade estudantil participou de discussões sobre o tema nas redes sociais e rodas de conversas, além de se reunir em passeata pelas ruas centrais da cidade.

Conforme o representante dos grêmios na Secretaria de Estado de Educação (Seduc-MT), Leonardo Coelho, o objetivo das ações foi sensibilizar a comunidade escolar sobre a importância de se falar sobre a saúde mental e as redes de proteção foi alcançado.

Coelho destacou que a campanha do Setembro Amarelo abordou o suicídio como uma questão de saúde pública e permitiu que as pessoas discutissem abertamente suas experiências e sentimentos, abrindo caminho para ações preventivas.

“As conversas realizadas durante o período foram o destaque das ações, e envolveram estudantes do ensino médio e profissionais da Educação. Levamos jovens e adultos a refletirem sobre as causas e a prevenção ao suicídio, promovendo uma mobilização que ainda repercute”, afirmou.

Para o assessor pedagógico e um dos representantes dos grêmios, Guilherme Augusto Vieira, fomentar uma discussão como essa leva a juventude a refletir sobre o protagonismo e saúde mental. “Nos dedicamos muito em um momento de engajamento entre toda a comunidade estudantil”.

A diretora regional de Educação de Rondonópolis, Andréia Cristiane de Oliveira, afirmou que as ações do Setembro Amarelo foram de suma relevância, pois contribuíram para reduzir o estigma associado ao suicídio e aos problemas de saúde mental. Ela destacou que a campanha encorajou as pessoas que estão sofrendo a buscar ajuda sem medo de julgamento ou discriminação.

Césa Mara de Moraes Vieira Zimpe, diretora-adjunta da DRE, observou que o evento promoveu a escuta e a atenção aos sinais de alerta, fatores de risco e estratégias de prevenção do suicídio por parte dos profissionais da educação. Ela enfatizou que quanto mais as pessoas souberem sobre o assunto, mais eficaz será a prevenção.

Além dos grêmios, também estiveram envolvidos nas ações a Diretoria Regional de Educação (DRE) do polo Rondonópolis, o Tribunal de Justiça de Mato Grosso, por meio da Vara da Infância e Juventude de Rondonópolis, a Ordem dos Advogados do Brasil (OAB) - 1º subseção, e a Promotoria da Vara da Infância e Juventude.

Rayane Alves | Seduc-MT