Gremistas da rede estadual participam de oficina do programa leite do coração

Alagoas

17.11.2023

O programa Leite do Coração, do Governo de Alagoas, ganhou um importante reforço. É que, a partir de agora, os gremistas da rede estadual de ensino passam a atuar como verdadeiros guardiões do leite, conscientizando os colegas estudantes e toda a comunidade escolar sobre a importância do alimento que é distribuído nas escolas. E nesta segunda-feira (13), a Superintendência de Alimentação Escolar (Supae), da Secretaria de Estado da Educação (Seduc), realizou a primeira oficina destinada aos estudantes gremistas, no Centro de Formação Profº Ib Gatto (Cenfor), no Cepa.

Estiveram reunidos gremistas de mais de 40 grêmios das escolas integrantes da 1ª e 13ª Gerências Especiais de Educação (GEEs), localizadas em Maceió. Na oportunidade, a equipe de nutricionistas da Supae reforçou o alcance da iniciativa do Governo de Alagoas no combate à insegurança alimentar e à evasão escolar, destacando os benefícios nutricionais do leite que cada estudante leva, semanalmente, para casa. Gerente especial de Educação Alimentar e Nutricional, Camila Lima esteve à frente da oficina dessa segunda-feira, promovendo uma dinâmica que lembrou a necessidade de permanente mobilização em torno do combate à insegurança alimentar em Alagoas.

 

“Enquanto guardiões, os estudantes poderão conscientizar os colegas e a toda comunidade escolar sobre a importância do programa e seus benefícios. Nesse sentido, todos estão sendo orientados sob diversos aspectos, passando pelas metas internacionais, a exemplo dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODSs) da ONU, e chegando a questões como a composição do leite, que é pasteurizado e sem conservantes, o que explica o curto prazo para consumo. Além disso, em não havendo interesse, precisamos que o estudante formalize junto à escola o desejo de não receber o alimento, para que este seja direcionado à família de outro aluno da rede”, explicou.

Os estudantes Caio Theófilo e Ana Carolina Arruda, da Escola Estadual Afrânio Lages, aceitaram de pronto o convite para atuarem como Guardiões do Leite. Para eles, o leite é indissociável do cardápio de cada família alagoana.

 

 

“A ideia do programa é muito boa. Todos nós sabemos que muitas pessoas necessitam desse auxílio para incrementar uma refeição. E o grêmio também tem esse papel, social, de ajudar a levar a mensagem de que o leite é importante, para que ele chegue àqueles que mais precisam. Isso só reforça a importância da contribuição de nós, gremistas, tanto no sentido de ajudar outros estudantes, quanto no auxílio aos gestores da escola”, comentou Caio.

 

Leite do Coração Lançado em setembro deste ano, o Leite do Coração é resultado de uma parceria entre as secretarias de Estado da Educação (Seduc) e da Agricultura (Seagri). Ele consiste na distribuição semanal de dois litros de leite por aluno, de forma que o laticínio complemente a alimentação da família do estudante, combatendo não apenas a insegurança alimentar, mas também a evasão escolar, fomentando a agricultura familiar e, consequentemente, gerando emprego e renda no campo.

 

A primeira fase do programa contempla 70 mil alunos de escolas estaduais de Maceió, Arapiraca e da região da Bacia Leiteira – Batalha, Pão de Açúcar, Belo Monte, São José da Tapera, Monteirópolis, Jacaré dos Homens, Palestina e Jaramataia. Na segunda fase, outros 96 mil estudantes também serão beneficiados, abrangendo, assim, os 102 municípios alagoanos.