Grupo de teatro “Alma da Natureza” é criado na Escola Estadual Indígena Professor Atanásio Alves

Mato Grosso do Sul

02.10.2023

Na Escola Estadual Indígena Professor Atanásio Alves, que oferta ensino em tempo integral, localizada na Aldeia Lalima, no município de Miranda,  foi criado o grupo de teatro “Alma da Natureza”, onde público-alvo são os estudantes do ensino médio integral.

O teatro surgiu através da avaliação diagnóstica de defasagem de aprendizado, referente à interpretação textual e dificuldades de comunicação. Considerando essas necessidades, o coordenador de área de Linguagens Alcides Gabilon   resolveu levar a proposta de trabalhar o teatro com o objetivo de despertar a prática da leitura e desenvolver algumas habilidades e competências, tais como a criatividade, expressão artística e corporal bem como a comunicação verbal e não-verbal.

Assim, dando vida a diversos personagens da Literatura, os estudantes Raquele Vieira Pinheiro, Ana Paula Ximenes Pires, Jamile de Souza Lima, Kaylon Xavier Andrade e Rabi dos Santos Rodrigues abraçaram a causa e  lideram o grupo com muita maestria.

De acordo com o coordenador Alcides Gabilon, essa foi uma estratégia criada para tornar a leitura como um hábito prazeroso no cotidiano do estudante, além de despertar a curiosidade dos estudantes e concretizando o gosto pela leitura  melhorando a interpretação textual.

“Hoje, o teatro é trabalhado de acordo com o projeto Interdisciplinar “Prosa e Poesia” e utilizado na recomposição das aprendizagens tendo como participação os professores da área de Linguagens”, finaliza diretora Rita de Cássia Neto.

Adersino Junior, SED

Fotos: Arquivo escolar