GT de Tecnologia e Inovação se reúne em Brasília

Grupos de Trabalho

10.08.2016

Representantes de todos os estados brasileiros e o comitê técnico do Grupo de Trabalho (GT) de Tecnologia e Inovação se reuniram na terça-feira, 2, no Consed, em Brasília. O presidente do Consed e secretário da Educação de Santa Catarina, Eduardo Deschamps, fez a abertura da reunião e a apresentação do GT. O secretário de Educação de Estado da Bahia, Walter Pinheiro, conduziu os trabalhos como patrocinador da iniciativa Tecnologia e Inovação, juntamente com a gerente de Projetos do Consed, Thaís Soares, e a diretora-presidente do CIEB, Lúcia Dellagnelo.

O encontro teve como pauta o alinhamento dos trabalhos em andamento, bem o compartilhamento de cases de experiências e projetos do uso de tecnologia nas escolas da Bahia (BA), do Amazonas (AM) e do Espírito Santo (ES). O representante do AM, José Augusto de Melo Neto, destacou o Centro de Mídias, que transmissão aulas para 2.300 salas de 900 escolas. A assessora Especial Tecnologia Educacional do ES, Carmem Prata, apresentou o SEDU Digital, que tem plataforma Currículo Interativo, Pré-Enem Digital, Ceeja Digital e Plataforma de Cursos para professores e alunos. Da BA o secretário deu ênfase ao programa Educar para Transformar, formulada a partir de parcerias e com foco na política curricular com inovação.

“É muito bom trazer essas experiências e poder trocar informações sobre projetos tão importantes. Sabemos que outros estados também têm boas ações e aos poucos também daremos visibilidade a elas”, explica Thais.

O CONSED acredita que a troca de experiência é tão importante que está desenvolvendo uma plataforma de compartilhamento de boas práticas e instrumentos técnicos. O objetivo é deixar à disposição dos membros do CONSED documentos que possam servir de exemplo e serem utilizados independente do estado brasileiro. Entre os documentos estão: termos de referência, atas de preço, boas práticas, leis, políticas, planos estaduais, formações para professores, e outros.

Uma das propostas deste GT é trabalhar uma nova política nacional de inovação e tecnologia para educação. Para contribuir com esta discussão duas referências na área de tecnologia educacional brasileira, Beth Almeida (PUC-SP) e José Armando Valente (UNICAMP), participaram da reunião. Os pesquisadores ajudaram a construir o Programa Nacional de Informática (Proinfo), que tem com objetivo introduzir no sistema público de ensino básico a telemática (tecnologias de telecomunicações e informática) como ferramenta de apoio ao processo de ensino-aprendizagem. No encontro, apresentaram o histórico da política pública na área e auxiliaram nas discussões do grupo para elaboração das diretrizes da nova política nacional que deverá contemplar as visões dos estados brasileiros em relação a tecnologia educacional. Divididos em quatro grupos, os participantes discuriram as premissas básicas que uma potílica deve ter seguindo os quatro eixos: visão, competência, conteúdo e aplicações e infraestrutura. “É importante saber o que a política deve prever em cada eixo. O exercício pode ser pensado a partir da realidade de cada estado, pois é lá que será aplicado”, explica Beth.

Outro ponto de destaque da Reunião foi a apresentação de um instrumento de diagnóstico e planejamento de grau de adoção de tecnologia nas redes de ensino elaborado pelo CIEB juntamente com o Comitê Executivo do GT. O que se quer é desenvolver instrumento que dê aos Secretários de Educação uma visão clara e objetiva sobre o grau de adoção de tecnologia em sua rede de ensino. Os participantes voltaram para casa com a missão de pesquisar o nível de utilização da tecnologia das suas escolas estaduais.

 “Normalmente nossas reuniões são on-line, porém também existe a necessidade de nos reunirmos para tomar decisões e alinhar ações. O encontro foi muito produtivo e conseguimos dar andamentos nos diferentes projetos. Logo teremos boas novidades sendo colocadas em prática na área de tecnologia e inovação”, encerra Thais.