GT do Consed apresenta diagnóstico de adoção de tecnologia nas redes

Agenda da Aprendizagem

26.10.2023

O secretário Roni Miranda (PR) liderou, na tarde desta quarta-feira (25), uma nova reunião do GT de Tecnologia do Consed, que reúne os técnicos de tecnologia das redes estaduais. A iniciativa tem o apoio do CIEB, da Fundação Telefônica Vivo e da organização MegaEdu.

Na pauta da reunião, foi apresentada a devolutiva do diagnóstico de adoção de tecnologia nas redes. Até agora, 25 estados responderam o diagnóstico, dos quais 24 aderiram ao grupo de trabalho.

O levantamento revelou quais redes possuem estratégia para disponibilizar computadores e conectividade, ofertam formação para professores e gestores na área, e possuem processo automatizado de gestão no que diz respeito à enturmação de estudantes, alocação de professores e diário de classe.

Entre os próximos passos, estão previstos a instalação do medidor de velocidade Educação Conectada; a análise de contratos e ARP em vigor; o apoio ao ajuste do plano referente à lei 14.172/21; e o apoio à adesão à Estratégia Nacional de Escolas Conectadas (ENEC), via SIMEC.

Além disso, também estão previstos formação para implementação do complemento à BNCC de computação, com o apoio ao desenho do produto para implementação em cada rede; visitas técnicas às redes para identificar o estágio de maturidade dos sistemas de gestão; e o indicativo das lacunas de informatização dos processos e descritivo para viabilizar a contratação e o desenvolvimento.