HackaTchê 2024 começa com imersão na PUCRS e expectativa pela final no South Summit

Rio Grande do Sul

20.03.2024

Foi dada a largada para a maratona do HackaTchê Business, a maratona de inovação do HackaTchê 2024, que contempla os estudantes do Ensino Médio da Rede Estadual. A partir desta segunda-feira, 18 de março, até quarta, dia 20, as seis equipes finalistas dedicam-se à imersão nos seus projetos na Sala Idear, no prédio Living 360, no campus da PUCRS. A iniciativa tem o intuito de qualificar os trabalhos, aprimorar as apresentações e selecionar os três melhores projetos que irão participar do pitch final que será realizado no South Summit Brazil, no dia 21, no Cais do Porto, em Porto Alegre.

Durante a imersão, os alunos têm a oportunidade de ajustar pontos dos projetos e, ao lado dos mentores representantes de instituições pública e privada, realizar rodadas de aprimoramento e posicionamento de seus produtos no mercado.

Conheça os projetos das equipes finalistas:

  • “Muleques de Vila” da Escola Técnica Getúlio Vargas, de Rio Grande; foco no combate ao racismo e valorização da Educação Antirracista
  •  “Elas por Elas”, da Escola Técnica Getúlio Vargas, de Rio Grande; criação de uma rede de apoio no combate à violência contra a mulher;
  • “Patrulink Business”, da Escola Patrulhense, de Santo Antônio da Patrulha; cadastro para que as empresas tenham mais aproximação com a escola e possam escolher os jovens aprendizes para futuras vagas;
  • “Alpha”, da Escola Elisa Tramontina, de Carlos Barbosa; solução para a alfabetização no pós-pandemia;
  • “Três Tesoureiros”, da Escola Borges de Medeiros, de Cachoeira do Sul; solução para planejamento e educação financeira;
  • “Franciscos”, da Escola São Francisco de Assis, de Pareci Novo; mercado online para cooperativas.

Conforme a diretora do Departamento de Gestão do Centro de Desenvolvimento dos Profissionais da Educação da Seduc, Naomy Oliveira, este é um momento de lapidação dos projetos dos alunos.

“A partir da mentoria de especialistas os estudantes conseguem refletir, reavaliar e aprimorar o processo de modelagem do negócio. Temos aqui trabalhos muito bons, criativos e que abordam temas fundamentais para a sociedade. Por isso, esta preparação é essencial, tendo em vista que eles já terão a realização da pré-banca aqui na PUCRS para serem selecionados para a apresentação no South Summit Brazil”, ressalta Naomy.

HackaTchê Talks

Nesta terça-feira, a partir das 9h, com transmissão pelo canal do YouTube TV Seduc RS, a Seduc promove o HackaTchê Talks. O evento contará com falas inspiracionais de especialistas de diferentes áreas, como a secretária da Educação, Raquel Teixeira, a CEO da The Cubic, Liziane Quadros e o diretor executivo da Associação Cactus, Jefferson Viana.

Na parte da tarde, a secretária adjunta da Educação, Stefanie Eskereski, estará presente, com a professora finalista do Global Teacher Prize, Débora Garofalo.

CLIQUE AQUI E ASSISTA O HACKATCHÊ TALKS