HackaTchê 2024 define as três equipes finalistas que se apresentarão no South Summit Brazil nesta quinta (21)

Rio Grande do Sul

20.03.2024

Após decisão da equipe de jurados, composta por lideranças empresariais, CEOs de startups e pela secretária adjunta da Educação, Stefanie Eskereski, o HackaTchê 2024 definiu as três equipes finalistas que competem em um pitch final no South Summit Brazil, na quinta-feira (21/3), no Cais do Porto, em Porto Alegre. 

A escolha foi feita durante um encontro realizado no Auditório Living 360 da PUCRS e transmitido de forma simultânea pelo canal do YouTube TV Seduc RS. As equipes finalistas são: a PatruLink Business, da Escola Estadual de Ensino Médio Patrulhense, a Equipe Alpha, da Escola Estadual de Ensino Médio Elisa Tramontina, e a equipe Franciscos, da Escola Estadual de Ensino Médio São Francisco de Assis.

“Eu quero agradecer a todos os estudantes que trouxeram grandes projetos para o HackaTchê e ressaltar que a cada ano que passa fica mais difícil o processo de escolha, pois os trabalhos estão mais competitivos", disse Stefanie. Ela explicou que a competição segue em ampliação e que este ano contou com duas categorias, a Business e a Robotics.

"Todos que passam por esta pré-banca são extremamente qualificados. Foi uma decisão difícil e eu quero parabenizar todos os participantes, os seis classificados e os três finalistas que se se apresentarão no South Summit Brazil", acrescentou Stefanie.

Equipes finalistas

O aluno Arthur Veríssimo, do 3º ano do Ensino Médio da Escola São Francisco de Assis, do município de Pareci Novo, relata a emoção do momento: “Nós estamos concretizando a entrega de serviços como mercados e farmácias para cidades pequenas. de acordo com o nosso mapeamento, pelo menos 285 municípios não contam com tecnologia avançada e internet rápida. Então, a nossa ideia é proporcionar essa inovação, por meio de um site, para a nossa região. Estamos muito felizes. É uma emoção muito grande participar do South Summit”.

A estudante Eduarda Merlini, do 3º ano do Ensino Médio da Escola Elisa Tramontina, de Bento Gonçalves, representou a equipe Alpha, que prevê a criação de um aplicativo para auxiliar na alfabetização de crianças. “Só quem é da Educação entende o quanto é difícil conquistar e conseguir investimentos que contribuam para o crescimento da sociedade. Mesmo que a gente não ganhe, se esse aplicativo for implementado, eu tenho certeza que muitas crianças serão beneficiadas”, disse.

O aluno Afonso Silveira, do 3º ano do Ensino Médio da Escola Patrulhense, de Santo Antônio da Patrulha, é o representante da equipe Patrulink. Para ele, o projeto consiste na aproximação das empresas com os alunos de escolas estaduais, reforçando o que já ocorre no Programa Partiu Futuro, do governo do Estado. Ele descreve a sensação de passar por todas as etapas e chegar até a final: “Nós queremos que ocorra uma comunicação efetiva entre as empresas e as escolas. Isso incentiva o jovem a entrar para o mercado de trabalho e adquirir experiência. A sensação de chegar até o South Summit é incrível. Não consigo descrever em palavras o sentimento de termos chegado tão longe. Só tenho a agradecer”, concluiu.

Premiações

No HackaTchê Business, a premiação contempla os três primeiros lugares: o 1º ganha uma viagem ao South Summit Espanha; o 2º lugar ganha o direito de conhecer a sede da Google em São Paulo; e o 3º lugar irá para o Gramado Summit. A grande final que irá definir a colocação das equipes ocorre na quinta-feira (21/3), no South Summit Brazil.

Equipes que chegaram até a pré-banca

  • Muleques de Vila, da Escola Técnica Getúlio Vargas (Rio Grande): projeto com foco no combate ao racismo e na valorização da educação antirracista;
  • Elas por Elas, da Escola Técnica Getúlio Vargas (Rio Grande): projeto direcionado à criação de uma rede de apoio no combate à violência contra a mulher;
  • Patrulink Business, da Escola Patrulhense (Santo Antônio da Patrulha): projeto com foco no cadastro de empresas para promover maior aproximação delas com a escola e para que possam escolher os jovens aprendizes para futuras vagas;
  • Alpha, da Escola Elisa Tramontina (Carlos Barbosa); projeto que apresenta uma proposta de solução para a alfabetização no pós-pandemia;
  • Três Tesoureiros, da Escola Borges de Medeiros (Cachoeira do Sul): proposta de solução para planejamento e educação financeira;
  • Franciscos, da Escola São Francisco de Assis (Canoas) projeto voltado ao mercado online para cooperativas.