Reunião de secretários estaduais de Educação de todo o país, iniciou quinta (21) na Paraíba
?Secretários de todos os estados do Brasil estarão reunidos nos dias 20 e 21 de junho em ocasião da segunda reunião ordinária do fórum do Conselho Nacional de Secretários de Educação (Consed). A Reunião acontecerá no Espaço Palace Recepções, em João Pessoa, na Paraíba.
O encontro que reunirá os 26 estados mais o Distrito Federal terá entre os assuntos discutidos a proposta para melhoria do ensino médio. A construção de um novo modelo de ensino médio, adaptado à realidade da juventude brasileira, é o objetivo principal da agenda do Consed. Além dos secretários de educação, está prevista a participação do GT de especialistas coordenado pelo movimento Todos Pela Educação.
Outro ponto a ser discutido na reunião será a Lei de Responsabilidade Educacional (PL 7420/06), dispõe sobre a qualidade da educação básica e a responsabilidade dos gestores públicos na sua promoção. O Consed é a favor da implementação da Lei, entretanto, registra algumas preocupações. É necessário ainda que a referida lei seja amplamente debatida para que se construa uma base conceitual sobre a matéria, para que o texto legal resultante venha a ser uma lei efetiva em termos de transformação educacional. Durante a reunião o Consed irá buscar um posicionamento consensual entre os secretários. A mesa contará com a presença do MEC e de representantes de Comissão Especial da Câmara dos Deputados.
A reunião contará ainda com apresentações artísticas protagonizadas por alunos da rede de ensino do estado da Paraíba.
Reunião Ordinária do Consed
O Consed realiza quatro reuniões ordinárias por ano, para a discussão de estratégias e ações que visam melhorias da educação pública. Para esta segunda reunião em 2013, foi pautada a discussão de temas em debate na educação pública nacional como a reformulação do ensino médio e a lei de responsabilidade educacional. “São vários e constantes os desafios da educação brasileira, e nossa reunião serve para a troca de experiências entre os estados e a busca de soluções em comum”, afirma a presidente do Consed, Maria Nilene Badeca da Costa.
Ascom Consed