Instituto Jones dos Santos Neves e Secretaria do Espírito Santo lançam Painel de Acompanhamento do Plano Estadual de Educação

Espirito Santo

25.04.2023

O Instituto Jones dos Santos Neves (IJSN) e a Secretaria da Educação (Sedu) apresentaram, na tarde dessa segunda-feira (24), o Painel de Acompanhamento do Plano Estadual de Educação do Espírito Santo (PEE-ES). O lançamento aconteceu no auditório do IJSN, em Vitória, e reuniu gestores e pesquisadores da área.

A criação do painel, em formato Power B.I, busca facilitar ainda mais o acesso aos indicadores de acompanhamento do Plano Estadual de Educação, trazendo mais transparência, agilidade e interatividade na busca pelas informações. A ferramenta ficará hospedada no site do IJSN, com livre acesso aos interessados.

O secretário de Estado da Educação, Vitor de Angelo, destacou que o Painel do Plano Estadual de Educação favorece a transparência das informações, que passam a estar ao alcance da sociedade.

“Temos um grande ganho com essa plataforma, que é estar com as informações à mão. Além da transparência, é um empoderamento de cada um dos grupos e das organizações que estão ali representadas. Essa plataforma também nos possibilita vislumbrar as ações que precisam ser feitas quando olhamos em detalhes as informações que estão contidas nesse material”, destacou o secretário Vitor de Angelo.

Ele também enfatizou a importância de solenizar esse momento com o lançamento do painel. “Estruturar esse tipo de trabalho não é tão simples. Então, termos essa cerimônia de lançamento do painel é uma forma de valorização da equipe e de reconhecer esse trabalho”, afirmou o secretário.

O diretor-presidente do Instituto Jones dos Santos Neves, Pablo Lira, destacou que essa é uma entrega representativa e construída de forma integrada com a Sedu e a Fapes. “O Instituto Jones tem a política de trabalhar com total transparência com os dados que produz e o painel vem contribuir ainda mais com esse pensamento. Nossa expectativa é de entregarmos em breve também o painel interativo com os dados por município do Espírito Santo”, reforçou.

O superintendente do Espírito Santo em Ação, Luciano Gollner, também participou do lançamento. Ele destacou a importância das pesquisas e da inovação para aprofundar os diálogos no campo da educação.

“Sem dúvidas, o Painel de Acompanhamento do PEE será um instrumento relevante para quem trabalha com a política pública de educação. A informação, os dados e as evidências são fundamentais nessa construção. O ES em Ação atua apoiando e mobilizando as boas políticas públicas, e o acesso a essas informações será de muita valia para continuarmos o diálogo com o Estado, os municípios e os diversos atores da educação”, pontuou Gollner.

Estudos Educacionais

Composto por um conjunto de 20 metas e dezenas de estratégias, o Plano Estadual de Educação, o PEE, tem entre os objetivos a superação do analfabetismo e a universalização do ensino, além de buscar elevar os níveis de qualidade da educação. O documento foi publicado em 2015, visando ao cumprimento da legislação federal que criou o Plano Nacional de Educação.

Por meio do projeto Estudos Educacionais, conduzido pelo Instituto Jones dos Santos Neves, em parceria com a Secretaria da Educação e a Fundação de Amparo à Pesquisa e Inovação do Espírito Santo (Fapes), são realizados o monitoramento e a avaliação do Plano, oferecendo aos gestores públicos uma gama de informações atualizadas.

A coordenadora do Núcleo de Educação do Instituto Jones, Kiara Demura, explicou que a criação do painel vai facilitar o acesso aos indicadores de acompanhamento do Plano Estadual de Educação, por parte dos gestores e pesquisadores do Espírito Santo e também dos demais estados do brasileiros.

“Estamos trabalhando para oferecer transparência, interatividade e velocidade no acesso a essas informações. Com o lançamento do Painel Interativo, será possível identificar e monitorar o desempenho dos indicadores do Espírito Santo, além de realizar comparações com a Região Sudeste, Unidades da Federação (UFs) e o Brasil, durante a vigência do PEE, de forma simples, ágil e transparente”, explicou Kiara Demura.

O Painel de Acompanhamento do Plano Estadual de Educação do Espírito Santo, o PEE-ES, pode ser acessado no site do IJSN: www.ijsn.es.gov.br.

Informações à Imprensa:
Assessoria de Comunicação do IJSN
Eduardo Rabello
(27) 3636-8066 / 99892-5291
comunicacao@ijsn.es.gov.br


Assessoria de Comunicação da Sedu
Geiza Ardiçon
gardicon@sedu.es.gov.br
(27) 3636-7888