Implantação da política Escola Gaúcha começa nas instituições de ensino da Capital

Educação

27.01.2020

A Secretaria Estadual da Educação (Seduc) iniciou, na manhã desta segunda-feira, 27 de janeiro, o processo de implantação da política  Escola Gaúcha nas instituições de ensino da Capital. O encontro, que ocorre até esta terça, 28 de janeiro, no Auditório da Federação das Associações de Municípios do Rio Grande do Sul (Famurs), tem o intuito de planejar as mudanças pedagógicas previstas e debater, com os diretores, os ajustes da matriz curricular do Novo Ensino Médio e da nova Base Nacional Comum Curricular (BNCC).

Entre as dimensões propostas pela política Escola Gaúcha, estão pontos referentes à formação integral dos estudantes, organização curricular, práticas pedagógicas, gestão educacional, valorização dos profissionais da educação, infraestrutura escolar, avaliação, financiamento e regime de colaboração com os municípios.

“Esse encontro faz parte do processo de implementação da Escola Gaúcha: política de educação da Rede Estadual de Ensino, que estabelece as orientações para os programas, projetos e demais ações que ocorrem nas nossas escolas, de forma articulada, contribuindo para a melhoria da qualidade da educação do Rio Grande do Sul”, destaca o diretor do departamento de Educação, Roberval Furtado.

Conforme a titular da 1ª Coordenadoria Regional de Educação (CRE), Hilda Diehl, serão debatidos, ao longo do evento, assuntos referentes ao calendário de 2020, a implantação do Diário de Classe Online, a organização curricular, além de outros temas como a Educação Especial, Alimentação Escolar e o Núcleos de Tecnologia Educacional (NTE). “Este é um momento importante onde os nossos diretores podem tirar suas dúvidas e discutir a melhor forma para iniciar as mudanças na matriz curricular”, afirma.

Programação

O evento ainda conta com orientações sobre as portarias 293/2019, 312/2019 e 313/ 2019, que dizem respeito à organização curricular, da padronização do registro dos resultados das avaliações dos alunos e da regulamentação do Diário de Classe Online.

Ainda serão tratadas orientações sobre Autonomia Financeira e carga horária de alunos e professores.